WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

hospital samur

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Construtora Dona Mirai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Continua contagem de mortos em Angra: 41 até agora

do G1

Equipes de resgate encontram mais corpos, que estão sendo retirados por helicóptero. De todas as vítimas fatais, 28 são da região da pousada e 13, do Morro da Carioca (Angra continental).

O número de mortos pelos deslizamentos em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, chegou a 41, de acordo com dados da Defesa Civil consultados às 19h15 deste sábado (2). No fim da tarde, mais duas mortes foram confirmadas na Praia do Bananal, em Ilha Grande, o que elevou para 28 o número de mortos no entorno da pousada Sankay.

Mais cedo, outra morte havia sido anunciada no Morro da Carioca, na região central de Angra, colocando em 13 o número de vítimas na área. No total do estado, as vítimas da chuva que atingiu diversas cidades entre a quarta-feira (30) e a sexta-feira (1º) são 63. Cães farejadores auxiliam nos esforços de busca por pelo menos cinco desaparecidos na Praia do Bananal. Segundo o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, José Paulo, foram enviados mais 60 homens da capital fluminense para o reforço das ações em Angra.

O governador Sérgio Cabral sobrevoou na manhã toda a área de Ilha de Grande e Angra dos Reis, e defendeu uma “política séria de solo” em todo o estado do Rio. Em conversa por telefone com Cabral, o presidente Lula prometeu ajudar as vítimas da chuva.

“Solo urbano é um problema de todos. Não se pode brincar com o solo. Os americanos não brincam com o frio”, disse o governador em entrevista à Rádio CBN, neste sábado (2). Ele também enfatizou a importância de se rever a construção em locais de risco. Segundo ele, 3 mil casas em Angra estão em áreas de risco.
Hotel no Rio para familiares das vítimas

No início da tarde deste sábado (2), Sérgio Cabral anunciou que colocará o Hotel Windsor Guanabara, no Centro do Rio, à disposição dos familiares de vítimas da tragédia em Angra dos Reis. De acordo com a assessoria de imprensa do governo do estado, os parentes vindos de outros estados poderão permanecer no local enquanto resolvem a liberação dos corpos, assim como aqueles que possuem pessoas da família ainda desaparecidas.

Ainda segundo a assessoria do governo, o governador recebeu uma ligação do presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Luiz Zveiter, que determinou que os parentes das vítimas não precisarão comparecer ao cartório para autorizar o sepultamento dos corpos, como acontece normalmente. Os familiares deverão se dirigir diretamente ao plantão do fórum para emissão da certidão de óbito.

Corpos identificados

Várias vítimas já foram identificadas. À medida que os corpos são reconhecidos, os nomes são divulgados pela prefeitura de Angra dos Reis e pelo Instituto Médico Legal do Rio. Mas apesar das identificações, alguns parentes reclamam da demora na liberação dos corpos. O IML informa que, para que o nome da vítima conste no atestado de óbito, o procedimento padrão do instituto exige documentos originais da vítima e da pessoa que a identifica.

O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, decretou luto por três dias e cancelou toda a programação do final de ano, entre elas a tradicional procissão marítima que aconteceria nesta sexta. A festa pelos 508 anos de Angra, que seria comemorada no próximo dia 6, também foi cancelada. Para informações sobre Angra, a Defesa Civil municipal disponibiliza os seguintes telefones: (24) 3377-7991 / 3777-7480.

Chuvas matam 61 no estado

As chuvas causaram 61 mortes no Rio de Janeiro desde o dia 30 de dezembro. Além das 39 em Angra, foram 22 mortes no estado. Destas, segundo dados da Defesa Civil, cinco foram na Praça Seca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste; três em Quintino, três em Vaz Lobo, no subúrbio; quatro em Magé (entre elas as de um casal de idosos), uma em Duque de Caxias, duas em São João de Meriti e duas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense; e duas em Niterói, na Região Metropolitana. As primeiras informações atribuíam as mortes de Quintino a Cascadura, mas a Defesa Civil estadual considera que as mortes ocorreram em Quintino.

Leia também no VCN: