WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

Campeonato baiano chega com novidades no regulamento

do Fanáticos por Futebol

Equipes serão divididas em dois grupos e duas delas serão rebaixadas ao final

Que o BA-VI é sempre o jogo mais esperado na Bahia não é novidade. A grande mudança, no entanto, fica por conta do regulamento do Campeonato Baiano de 2010: duas equipes serão rebaixadas ao final e, na primeira fase, os doze times estarão divididos em dois grupos, encabeçados por Bahia e Vitória.

O campeonato terá início em 16 de janeiro com a partida entre Feirense e Madre de Deus, em Feira de Santana, no Estádio Jóia da Princesa, às 18h00. O Vitória estreia em casa, no dia 17, contra o Camaçari. Já o Bahia começa jogando fora, contra o Colo-Colo, na mesma data. Vitória da Conquista e Ipitanga; Atlético de Alagoinhas e Itabuna; e Fluminense-BA e Bahia de Feira são os outros jogos da primeira rodada. O término do torneio está previsto para o dia 2 de maio.

Os clubes se enfrentam em jogos de ida e volta, um grupo contra o outro. Os quatro melhores de cada um garantem a classificação para a próxima fase. Na sequência, os oito mais bem colocados serão divididos em dois grupos com quatro times cada, que se encaram dentro do próprio grupo no sistema de ida e volta. Os dois melhores de cada chave passam às semifinais. Os classificados para a final são definidos no sistema de mata-mata. O mesmo acontece entre os dois finalistas.

No grupo 1, além de Vitória estão Atlético-BA, Bahia de Feira, Colo-Colo-BA, Madre de Deus e Vitória da Conquista. No grupo 2, encabeçados pelo Bahia estão Camaçari, Feirense, Fluminense-BA, Ipitanga e Itabuna.

Os quatro clubes que não passarem da primeira fase disputarão o “quadrangular da morte”. Os dois piores cairão para a segunda divisão em 2011. Antes, apenas uma equipe era rebaixada.

Bahia e Vitória mantêm a hegemonia no campeonato estadual há 60 anos.
Em 2009, a história se repetiu. Na final, o Vitória venceu o Bahia e sagrou-se tricampeão, conquistando a taça baiana pela 25ª vez.

O Bahia, com mais títulos na história – foi campeão por 43 vezes – busca quebrar a sequência do arquirrival em 2010. Para isso, o Esquadrão de Aço foi longe: contratou o meia Rogerinho, que defendia o Al Wasl, dos Emirados Árabes. O jogador chega animado e já fala em conquista do título estadual. No entanto, o time precisará dividir atenção com a Copa do Brasil, pela qual estreia contra a equipe de Vitória do Espírito Santo, em 10 de fevereiro.

Já o Vitória não contará mais com o técnico Vagner Mancini, que deixou o cargo após o fim do Brasileirão. No Baiano, o elenco será comandado por Ricardo Silva. Como o Bahia, o time do Barradão disputará também a Copa do Brasil, simultaneamente, e estreará dia 24 de fevereiro, contra o Corinthians de Alagoas.

Leia também no VCN: