WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
nova mrv

PMVC

Embasa

FTC



safernet br
diamantina

fainor

novo horizonte

aky veiculos

natanael tocoto

Uesb aplica último dia de provas do Vestibular 2010 nesta terça

do A Tarde

A aplicação dos exames de Física, Química e Biologia, nesta terça-feira, 19, encerra o vestibular 2010.1 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), nos campi de Conquista, Jequié e Itapetinga. O resultado deve ser conhecido em fevereiro, em data a ser divulgada pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve).

Com quase 15 mil inscritos, em busca de uma das 1.343 vagas regulares e mais 117 cotas adicionais, distribuídas em 36 cursos de graduação, o vestibular está sendo marcado pela tranquilidade e, ao mesmo tempo, pelo elevado índice de abstenção, em torno de 15% no campus de Jequié.

Os números de faltosos no segundo dia só será divulgado na manhã desta terça, 19, devido a problemas operacionais, conforme sustentou a coordenadora da Copeve, Alana Muniz Freitas.

Ela acredita que o índice deve alcançar o mesmo patamar do primeiro dia, com 12% em Conquista e em Itapetinga e algo em torno de 15% em Jequié. Alana disse acreditar que a elevada abstenção se deve ao fato de algumas universidades, como a Uneb e a Ufba já estarem divulgando resultados e que muitos dos candidatos que se inscrevam na Uesb passaram, desistindo das provas esta semana.

No primeiro dia, foi registrado 11,69% de abstenção em Vitória da Conquista. Dos 10.266 vestibulandos, 1,2 mil deixaram de comparecer aos locais de provas.

Em Jequié, o número de ausentes foi de 501 (14,5%), de um total de 3.455 candidatos e em Itapetinga, de um universo de 1.501 concorrentes, 190 faltaram no domingo em Itapetinga 12,65%.

O processo seletivo recebeu candidatos representantes de 22 estados brasileiros, incluindo a Bahia. Espalhados pelos locais de provas, candidatos de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Alagoas, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão, Goiás, Tocantins, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal misturavam sotaques com bom humor e esperança.

Foi o caso da pernambucana de Petrolina, Giovana Brandão Venesiane, que viajou mais de 830 km até chegar a Conquista para realizar o sonho de ingressar no curso de Medicina.

Segundo a estudante, a escolha se deu em função de indicações de amigos, pesquisas sobre a universidade e, principalmente, referências sobre os cursos na área de saúde, como Fisioterapia e Enfermagem.

“Apesar de recente, o curso de medicina também tem boas referências”, assinalou. Além de Medicina, os cursos de Direito, Fisioterapia, Odontologia e Enfermagem estão entre os mais procurados por estudantes de todo o País.

Correria – De nada adiantou a correria de Luciana Neves, candidata a uma das vagas do curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Alguns minutos de atraso e o sonho de ingressar na faculdade foi por água abaixo: os portões do Colégio Abdias Menezes, no bairro Candeias, já estavam fechados.

“A culpa foi do ônibus, que atrasou e ainda tive que andar do terminal até aqui”, justificou a candidata”, dizendo-se frustrada com a situação. Os portões são fechados ás 8 horas. “É frustrante estudar o ano inteiro, chegar aqui e não poder entrar”, declarou Luciana.

O vestibular começou no domingo com provas de Português, Redação e Língua Estrangeira. Nesta segunda, foram aplicadas as provas de História, Geografia e Matemática.

A candidata a uma vaga para o curso de Enfermagem, Lucília Aguiar, também chegou atrasada e ficou fora da disputa. Sem esconder a decepção, Lucília garantiu estar conformada com a situação. “É muito chato, mas eu acredito que tudo acontece no tempo de Deus. Se não deu dessa vez, eu não vou me lamentar”, desabafou.

Leia também no VCN:
error: Você não tem permissão para copiar conteúdo ou visualizar a fonte.