WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

hospital samur

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Construtora Dona Mirai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Em visita a Conquista, Paulo Souto compara violência com a de Salvador

da Ascom | DEM-BA
Pré-candidato ao governo baiano se mostrou preocupado com o crescimento da violência em Conquista

O presidente estadual do Democratas, o ex-governador Paulo Souto, denunciou que o índice de violência em Vitória da Conquista já é equiparável ao de Salvador. “A taxa de homicídios em Conquista, cidade de porte médio do Sudoeste Baiano, já atingiu a marca de 58 assassinatos para cada 100 mil habitantes, enquanto a de Salvador é de 59 para cada 100 mil, um dos maiores índices do País”, afirmou Souto, com base em dados da Secretaria Estadual da Segurança Pública, em entrevista concedida ao programa Band Revista, na Rádio Band FM, daquela cidade, no início da tarde desta quarta-feira (20/01/2010).

Aos apresentadores Carlos Bramont e Mac Donald, o ex-governador manifestou sua indignação com a tragédia em que vem se transformando o cotidiano dos baianos com a escalada da violência decorrente da falta de segurança: “Tão grave quanto a violência é a indiferença do atual governo com a situação. De um orçamento de R$ 140 milhões para a segurança no ano passado, o governo Wagner não chegou a gastar R$ 35 milhões. Não faz o elementar para combater a violência e os números comprovam isso para nossa infelicidade.”

Paulo Souto lembrou que, em seu governo, criou seis Companhias Especializadas, entre elas, a do Sudoeste que atende a região de Vitória da Conquista. Segundo ele, as ações das Companhias Especiais promoveram uma redução de 75% no número de assalto a bancos e roubos de carga no interior do estado no período de 2003 a 2006.

“Essas tropas especiais com contingente de 100 homens cada uma eram devidamente equipadas com armamento e veículos adequados e ganharam grande prestígio junto às comunidades às quais prestavam serviço. Mas o que se sabe é que houve, no atual governo, um desaparelhamento dessas companhias, com diminuição de efetivo e sucateamento de equipamentos e veículos, numa demonstração de total insensibilidade com a falta de segurança em que vive atualmente toda a Bahia”, alertou o ex-governador.

Na entrevista, Paulo Souto comentou a perda de protagonismo e liderança da Bahia na Região Nordeste, que teve mais uma evidência recente, quando foi anunciado pela Infraero que o aeroporto internacional de Salvador ficaria subordinado à superintendência regional em Recife, mesmo sendo o aeroporto baiano maior. “É a mesma coisa agora o aeroporto ficar subordinado a Recife ou Brasília. O que interessa é ter uma superintendência da Infraero aqui, como era. Mas, mais uma vez, fomos preteridos, como na implantação do pólo têxtil, que tinha toda condição de ser na Bahia e foi para Pernambuco”.

Ao ser indagado sobre a situação do aeroporto de Vitória da Conquista, o presidente estadual do Democratas disse que o existente não atende as necessidades da pujante região. Mas aproveitou para dar a boa notícia de que o deputado federal ACM Neto (DEM) conseguira aprovar uma emenda com destinação de recursos para o novo aeroporto da cidade. “Se eles não priorizam os interesses da Bahia, nós, do Democratas, priorizamos”, afirmou, garantindo à população conquistense que a aliança DEM/PSDB terá candidato ao governo estadual nas eleições de outubro.

Leia também no VCN: