WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

MEC divulga mais de 2 milhões de notas do Enem

do R7

Aluno poderá escolher curso em 51 instituições federais com essa pontuação

As notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram divulgadas no início da madrugada desta quinta-feira (28) no site do Inep, órgão responsável pela prova. Os candidatos que anotaram um telefone celular na ficha de inscrição também receberão avisos por meio de mensagens sms.

Com esses resultados nas mãos, os alunos poderão escolher o curso de graduação nas 51 instituições federais que substituíram o Enem pelo vestibular, a partir das 6h desta sexta-feira (29). Para ajudar na busca por uma das 47,9 mil vagas disponíveis, o MEC (Ministério da Educação) montou um sistema online de escolha, batizado de Sisu, que funcionará em três etapas até o dia 3 de março.

O portal entrou no ar na quarta-feira (27), mas somente com orientações aos estudantes. A expectativa do MEC é que mais de 2 milhões de alunos usem o sistema para se candidatar às vagas nas universidades – o portal do Sisu, diz o ministério, aguenta 200 mil acessos simultâneos.

Para entrar no Sisu, os estudantes usarão a mesma senha fornecida para acessar o site do Enem. O sistema online calculará automaticamente as notas do candidato, conforme o desempenho nas cinco áreas do Enem: matemática, linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e redação.

A oferta de vagas será próxima a de um leilão: conforme os estudantes se inscrevem em cada uma das três rodadas, a nota de corte dos cursos vai subindo ou caindo, de acordo com a pontuação geral e do peso atribuído às matérias.

Ao fim da primeira etapa, marcada para 3 de fevereiro, o Sisu calculará as vagas preenchidas. O sistema prevê uma sobra de oportunidades, que serão reabertas na segunda rodada. O mesmo processo será repetido na última fase.

As inscrições no site devem ser feitas até as 23h59 do último dia de cada etapa. Veja o calendário oficial:

Primeira etapa
Inscrições: de 29 de janeiro até 3 de fevereiro
Resultado: 5 de fevereiro
Matrícula: de 8 de fevereiro a 12 de fevereiro

Segunda etapa
Inscrições: de 15 de fevereiro a 20 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrícula: de 23 de fevereiro a 26 de fevereiro

Terceira etapa
Inscrições: de 1º de março até 3 de março
Resultado: 5 de março
Matrícula: de 9 de março a 12 de março

Leia também no VCN: