WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

hospital samur

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Construtora Dona Mirai

VCA Yah Kahakai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Barco com ilegais afunda na costa da Austrália e 27 morrem

Último Segundo

Segundo autoridades, embarcação levava iraquianos e iranianos em busca de asilo para centro de imigrantes na ilha de Christmas.

Um barco de madeira no qual viajavam dezenas de imigrantes em busca de asilo naufragou nesta quarta-feira na ilha australiana de Christmas, no oceano Índico. Das cerca de 70 pessoas que estavam no barco, pelo menos 27 morreram. Outras 40 já foram resgatadas.

Acredita-se que a maioria dos passageiros era de origem iraniana e iraquiana que se dirigiam à ilha Christmas, onde a Austrália possui um centro de detenção de imigrantes. O acidente aconteceu depois que o barco se chocou com rochas. Segundo testemunhas, o mar estava agitado e impediu que a ajuda chegasse rapidamente às vítimas.

Moradores da ilha Christmas disseram ter sido alertados sobre o desastre após ouvirem gritos vindos do mar. Alguns deles jogaram cordas e coletes salva-vidas para as pessoas no mar. “Umas 15 ou 20 pessoas conseguiram vestir os coletes, mas há corpos por toda a água”, disse um morador a um jornal local. “Há bebês mortos, mulheres mortas e crianças mortas. As ondas estão incrivelmente altas.”

A mídia australiana disse que os moradores alertaram a polícia para o acidente às 5h45 (18h45 de terça-feira em Brasília). A guarda costeira australiana lançou dois botes infláveis ao mar para tentar resgatar os sobreviventes.

Socorristas e vonlutários ajudaram no resgate dos sobreviventes

Uma testemunha, o documentarista Philip Stewart, disse ter chegado à costa cerca de uma hora após o barco ter sofrido o primeiro impacto nas rochas, e disse que ele já estava em pedaços. “Eles agitavam os braços e gritavam por ajuda”, disse ele à rede ABC News, da Austrália. “Eles estavam desesperados”

A Austrália tem registrado um aumento no número de imigrantes chegando ao país em busca de asilo. O centro de detenção para imigrantes de Christmas tem atualmente cerca de 3 mil pessoas que aguardam a análise dos seus casos.

A ilha fica no Oceano Índico, a cerca de 1.200 quilômetros da costa noroeste da Austrália e a cerca de 300 quilômetros ao sul da Indonésia.

Leia também no VCN: