WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

hospital samur

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Construtora Dona Mirai

VCA Yah Kahakai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Escola de samba homenageia nordestinos e recebe e-mails discriminatórios

Correio

Em um dos e-mails estava escrita a seguinte frase: “Tomara que esse carnaval seja o pior de todos da escola. É o que desejam todos os paulistas separatistas”.

A escola registrou ocorrência sobre o caso

Representantes da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi receberam e-mails com conteúdo discriminatório por causa do enredo escolhido para o carnaval 2011: “Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo: a capital do Nordeste!”.

A agremiação da Zona Norte registrou um boletim de ocorrência sobre o caso no dia 17 de dezembro na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). O diretor jurídico da Tucuruvi, Carlos Malachim, conta que decidiu procurar a polícia por causa de mensagens repetidas, enviadas através de e-mails diferentes.

“Os primeiros acabamos deletando e, como foi reincidente, o cidadão manda o mesmo texto com e-mails diferentes, decidimos registrar o boletim de ocorrência”, disse. Segundo o diretor, a mensagem critica a escolha do enredo da escola.

Na sexta-feira (24), um novo e-mail com ameaças em crítica ao enredo da escola foi recebido pela Tucuruvi e, nesta segunda-feira (27), outra mensagem continha, como descreveu o diretor, “um festival de palavrões”. Malachim afirma que, nesse último, a pessoa ameaça “acabar com o pessoal que está defendendo o enredo”. Trecho de um dos e-mails tem a seguinte frase:

“Tomara que esse carnaval seja o pior de todos da escola. É o que desejam todos os paulistas separatistas”. O remetente assina como “São Paulo é meu país”.

Uma mensagem de intolerância contra o enredo da escola também foi encaminhada para a Ouvidoria da São Paulo Turismo (SPTuris), responsável pela organização do carnaval. A assessoria da SPTuris confirmou que o e-mail foi recebido no dia 7 de dezembro.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, dois e-mails já apresentados na delegacia pela escola foram enviados através do campo de contato no site da agremiação. A polícia tenta descobrir o IP (protocolo de internet) para chegar ao responsável pelas mensagens. Uma pessoa – nome não informado – mandou um e-mail hoje se identificando como suposto autor de algumas mensagens. Esse e-mail será também repassado à polícia.

Caso Mayara Petruso

Em novembro deste ano, um caso de preconceito contra os nordestinos ficou famoso no país e se tornou motivo de discussão entre os brasileiros: “a declaração da estudante de Direito, Mayara Petruso”. Após publicar nas páginas do Twitter e do Facebook frases polêmicas contra os moradores do Nordeste, a população do Brasil começou a ‘reparar’ mais como situações semelhantes de discriminação e incitação a violência são mais comuns do que parecem no cotidiano das pessoas.

Leia também no VCN: