WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
mrv 2

diamantina

fainor

uber eats

aky veiculos

natanael falar e arte

Transição no Egito deve começar imediatamente, diz Barack Obama

Estadão

Presidente americano defende mudanças e diz que Mubarak sabe que o status quo é insustentável.

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta terça-feira que a transição no Egito rumo a um governo democrático deve começar imediatamente. Em discurso na Casa Branca, o democrata elogiou os manifestantes, que há oito dias tomaram as ruas do país para exigir a renúncia do presidente Hosni Mubarak, no poder há 30 anos.

De acordo com Obama, Mubarak reconhece que o status quo se tornou insustentável no país. “Acredito que uma transição ordenada deve ser significativa, pacífica e precisa começar imediatamente”, disse. O presidente americano defendeu também a inclusão de membros da oposição no diálogo e a preparação de eleições livres e justas.

Obama ainda elogiou os manifestantes, que há oito dias tomam as ruas do país para protestar contra a ditadura. “A paixão demonstrada pelos manifestantes tem sido uma inspiração em todo mundo para aqueles que acreditam na liberdade.”, afirmou.

Mais cedo, Mubarak prometeu não disputar a reeleição em setembro, mas se negou a renunciar imediatamente, como querem os manifestantes. As passeatas de hoje – as maiores desde o início do movimento – reuniram mais de 1 milhão de pessoas em todo país.

O Egito é um dos principais aliados dos EUA no Oriente Médio e recebe cerca de US$ 1,3 bilhão por ano em ajuda militar e econômica. O país, que desempenha um papel importante na questão palestina, faz fronteira com a Faixa de Gaza e tem um acordo de paz com Israel.

Comentários

comments

Leia também no VCN:
error: Você não tem permissão para copiar conteúdo ou visualizar a fonte.