WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

secom bahia

uniftc





safernet br
fainor

aky veiculos

uber eats

natanael falar e arte

Rede pública municipal de ensino de Itabuna implanta alarmes nas escolas

Rede Bahia | G1

Medida foi tomada para evitar atos de vandalismo nas unidades de ensino. Cerca de 21 escolas já tem sistema de monitoramento.

Alarme aciona ajuda através de códigos

Depois de ser alvo de ações de vandalismo, a segurança nas escolas da rede municipal de Itabuna, no sul da Bahia, está mudando. Sistemas de monitoramento e de alarme estão sendo instalados em pelo menos 21 escolas municipais da cidade.

Depois de entrar na unidade, o funcionário tem 20 segundos para desativar o alarme. Caso contrário, o sistema de segurança dispara e a guarda municipal é acionada.

O sistema detecta qualquer movimento estranho no prédio. O alarme fica desativado no horário de aula. Durante o expediente da unidade, um guarda municipal fica de plantão. Existem códigos específicos para as situações de pânico. Se o funcionários digitar 46, aciona o Samu e 79, o corpo de bombeiros.

O secretário de educação e cultura de Itabuna explica que assim que os alarmes são acionados, a equipe do serviço solicitado vai até a escola imediatamente. “A gente quer proteger o patrimônio público e as pessoas que trabalham no serviço público. Nós hoje temos um histórico de violência em todos Brasil e em Itabuna não é diferente. E a gente possui um parque tecnológico significante”, completa o secretário.

Na Escola Municipal Lourival Oliveira Soares, no bairro Ferradas, estudam 1.050 alunos. Na unidade há laboratório de informática e equipamentos eletrônicos de valor. Tudo fica guardado em salas com portões e cadeados. A segurança foi reforçada pelo sistema de alarme e por câmeras de segurança. “Tem sensores, já temos câmera de segurança, dá pra ver também quem está fazendo a depredação do patrimônio público. A gente vai trabalhar, com certeza, mais tranquila agora”, conta Luciane Nascimento, diretora da escola.

Segundo a Secretaria de Educação e Cultura de Itabuna, são comuns atos de vandalismo e arrombamentos nas escolas, principalmente nos fins de semana e feriados, quando não há aula. O sistema de segurança foi instalado para diminuir esses índices. “Já estamos providenciando uma licitação para que todas as outras escolas, são 110 no total, também tenham todo monitoramento eletrônico até o fim do ano”, reforça o secretário de educação de Itabuna.

Comentários

comments

Leia também no VCN:
error: Você não tem permissão para copiar conteúdo ou visualizar a fonte.