WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

pel construtora

hospital samur

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

Exposição de pintura de Valéria Vidigal em comemoração aos 85 anos da Universidade Federal de Viçosa

Press Release

Da ESAV à UFV – Um olhar de Valéria Vidigal.

Entre os dias 25 de agosto a 09 de setembro deste ano, a Universidade Federal de Viçosa estará com uma exposição contando e mostrando a retrospectiva dos 85 anos da UFV. São telas pintadas pela artista plástica viçosense Valéria Vidigal. Nesta exposição, a artista reproduziu cenas desde a década de 20 até os dias de hoje na técnica acrílica sobre tela e acrílica sobre linho.

A história da UFV começou com um sonho do viçosense Artur da Silva Bernardes, na época presidente do estado de Minas Gerais e mais tarde Presidente do Brasil, e foi na década de 20 por motivo do café, da disputa do estado de Minas Gerais e São Paulo que nasceu a Escola Superior de Agricultura e Veterinária – ESAV, mais tarde Uremg e no ano de 1969 UFV.

A história e trajetória da vida da artista plástica Valéria Vidigal, está muito ligada a esta universidade, pois quando nasceu, seu pai já era professor do departamento de Fitopatologia. Passou a sua adolescência morando na UFV, depois fez a sua graduação e já formada casou-se com o engenheiro agrônomo e logo foi morar na Bahia onde são cafeicultores. Como a sua temática é o café, seu trabalho está extremamente ligado ao motivo que incentivou Arthur da Silva Bernardes criar esta escola, conta Vidigal : “Pintar a UFV, foi voltar ao meu tempo de infância e também poder homenagear o meu saudoso pai o Prof. João da Cruz Filho, que tanto dedicou sua vida a UFV, além do seu trabalho importantíssimo para a nossa cafeicultura, que foi a criação da Calda Viçosa na década de 70”.

São 18 quadros, sendo 16 cenas históricas e duas criações da artista, conta Valéria que a sua responsabilidade maior foi dar cor e vida, cenas que até então eram somente conhecidas através de fotografias em preto e branco. Quem tiver a oportunidade de visitar esta exposição, pode conferir de perto no Hall da Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa – UFV, Viçosa – Minas Gerais

Leia também no VCN: