WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

pel construtora

hospital samur

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

Daniel Castro: Fina Estampa junta clichês e gente rara em trama de ‘novela das sete’

R7

Fina Estampa, nova novela das nove da Globo, estreou ontem marcando 41 pontos na prévia do Ibope da Grande São Paulo, com pico de 44. Foi bem. A melhor estreia do horário desde Viver a Vida (2009/10) – Passione e Insensato Coração tiveram 37 pontos em seus primeiros capítulos. No horário de Fina Estampa, Record e SBT tiveram 8 pontos.

Caio Castro e Lilia Cabral em Fina Estampa: trama do filho que rejeita a mãe já está na novela das sete

A novela escrita por Aguinaldo Silva e dirigida por Wolf Maya é uma mistura de clichês com personagens que não existem mais no mundo real (ou que no mínimo são muito raros), em uma trama que mais parece novela das sete apimentada por uma manjada sensualidade que o horário permite – e atrai marmanjos.

Pereirão, a protagonista interpretada por Lilia Cabral, tem o DNA das personagens da fase em que Aguinaldo Silva exercitava um realismo fantástico, como em A Indomada (1997).

Griselda, seu nome menos pejorativo, é um “marido de aluguel”, ganha a vida realizando serviços que hoje nem a maioria dos homens faz mais, como consertar encanamentos. OK. Gente como ela é difícil de achar, porém existe. Mas precisava caracterizá-la como mulher-macho, com macacão e um jeito masculino de andar? E, numa tentativa de suavizá-la, apresentá-la tomando banho (ou seria uma “homenagem” a Hitchcock?)? E encantando um homem ao balançar os cabelos após trocar um pneu?

Forçou.

Menos real parece ser o personagem de Dan Stulbach (Paulo). Ele é empresário do mundo da moda e casado com uma estilista (Julia Lemmertz) há 18 anos. Além de aparentemente heterossexual, é também aparentemente fiel. Humilha uma modelo que lhe pede para encerrar um desfile. Chama a mulher e diz que a modelo o está cantando…

Tereza Cristina, a vilã de Christiane Torloni, é uma mistura de personagens já interpretados pela atriz em América (2005) e Um Anjo Caiu do Céu (2001) com as heroínas dos filmes de Pedro Almodóvar. À beira de um ataque de nervos e over inclusive no figurino, como nos filmes do cineasta espanhol.

Apesar da masculinização da protagonista, o primeiro capítulo de Fina Estampaapresenta uma característica louvável: é uma novela de personagens femininas fortes, uma novela de mulheres (o que não é uma novidade; quase todas as novelas de Aguinaldo Silva são assim).

E o fato de a produção lançar mão de clichês e de repetir uma trama que já está na novela das sete, a da mãe batalhadora rejeitada pelo filho, não quer dizer que ela seja ruim. Também não é uma afirmação de que é boa. É apenas uma constatação _um clichê de crítica, é verdade.

Deu no Twitter

Para ampliar (e dar algum humor) a essa crítica, o blog apresenta a seguir uma seleção de comentários coletados no Twitter durante a exibição de Fina Estampa:

Nilson Xavier (@teledramaturgia): “Lilia Cabral em #FinaEstampa é Dona Xepareloaded”.

Walter de Azevedo (@walterdeazevedo): “Tá começando Paraíso Tropical? Erraram as fitas?” (sobre as primeiras imagens da novela)

Tony Goes (@TonyGoes): “Quem é o primeiro ator a aparecer em Fina Estampa? Wolf Maya, claro. O diretor”.

Lucas Schulthais (@lucassam): “Diretor que é diretor coloca a primeira fala da novela como a da personagem dele na edição. Né não, Wolf Maya?”

Will Poliveri (@willpoliveri): “O Carlos Lombardi tá co-escrevendo essa novela? Só tem nego sem camisa! #FinaEstampa”.

Lucas Felix @lucasfelix: “Certeza que não é o Carlos Lombardi escrevendo? Mais gente sem camisa do que com. #finaestampa”.

@voonbop: “Globo esbanjando talento na técnica do bofe magia sem camisa pra subir a audiência! #FinaEstampa”.

Vinícius Crisóstom (@itsvinicius): “ctrl+c em melissa do caminhos das índias e ctrl+v em fina estampa. #finaestampa” (sobre a personagem de Christiane Torloni).

Chico Barney (@chicobarney): “A princípio, parece horrível”.

Thiago Henrick (@henrickmcz): “#FinaEstampa é uma versão mais classuda de #MordeeAssopra”.

Watson Hermann (@watshermann): “Cassia Kiss não foi gravar e botaram a Lilia Cabral? #FinaEstampa”.

Jerry Guimarães (@jerryguima): “filho que tem vergonha da mãe; dondoca frívola; protagonista ‘feia’ que vai ficar ‘bonita’. o aguinaldo esqueceu algum clichê?”.

Ana Claudia Barbalho (@ClauBarbalho): “Filho idiota tendo vergonha de mãe que trabalha duro… Tô louca ou é esse o enredo da novela dos robôs?”

Chico Barney (@chicobarney): “Se Fina Estampa fosse um filme, Griselda Pereirão seria vivida por Sean Penn”.

Eduardo Secco (@DuhSeco): “E essa abertura Top Model somada a Brilhante? #FinaEstampa”.

Fernando Oliveira (@fefito): “E essa abertura com cara de comercial de perfume?”

Rita Lee (@litaree_real): “Sofrível a música d abertura”.

Marcio Trigo (diretor da Globo, @marciotrigo): “Gostei do primeiro capítulo, mas não gostei da trilha de abertura. Sou o único?”

@morridesungabranca: “Muita estampa pra pouca finèsse”.

@nodonutforme: “e essa novela, gente? depois o Manoel Carlos que tá senil”.

Lúcio Tannure (@luciotannure): História brega, personagens cafonas, direção carregada, atores exagerados, abertur…. Chega, Aguinaldo, chegaaaa! rs”.

@comentv: “Fina EzZzZzZZztampa #prontodurmi”.

Celso Dossi (@celsodossi): “Só com Dalton Vigh e Eri Johnson a novela já garantiu 60% da canastrice da Rede Globo. #FinaEstampa”.

Narcisa Tamborindeguy (@narcisaoficial): “VOLTA, DONA NORMA!!”.

Narcisa Tamborindeguy: “Fina Chatice”.

Leia também no VCN: