WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

hospital samur

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Construtora Dona Mirai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Passeata de operários da construção civil acaba em confusão em Recife

G1

Confronto com Batalhão de Choque aconteceu na Av. Conde da Boa Vista. Foram usadas bombas de efeito moral e balas de borracha para dispersar.

A passeata dos operários da construção civil no Recife causou tumulto na Avenida Conde da Boa Vista. A caminhada saiu às 10h da Rua da Concórdia e deixou o trânsito lento na região. Próximo ao Shopping Boa Vista, houve um tumulto com a Polícia Militar.

De acordo com informações da PM, havia um efetivo policial no local e os manifestantes teriam atirado pedras e pedaços de madeira contra os policiais. Por isso, o Batalhão de Choque foi chamado. Segundo o Marreta (sindicato dos operários), o Choque chegou atirando bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar os manifestantes.

O confronto aconteceu no cruzamento da Avenida Conde da Boa Vista com a Rua Gervásio Pires, na região central da cidade. De acordo com José Augusto de Souza, um dos diretores do Marreta, eles estavam apenas convencendo os trabalhadores da obra a aderirem a greve de maneira pacífica, quando a polícia chegou. “Quando eles (polícia) viram o grande número de pessoas, acharam que era um tumulto e chegaram atirando bombas de efeito moral e balas de borracha”, conta Souza.


Depois do protesto, o grupo foi para a frente do Palácio do Campo das Princesas, onde pediram para falar com o Governador do Estado. Os representantes do sindicato das empresas se reuniram no fim da manhã na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) para avaliar a mobilização e se pronunciar oficialmente sobre a greve.

A greve

Os trabalhadores da construção civil resolveram, em assembleia realizada na terça-feira (25), entrar em greve. Na manhã desta segunda, o sindicato percorreu as obras para conseguir adesão. De acordo com Jefferson Gregório, diretor do Marreta, pelo menos 80% dos canteiros de obras da Região Metropolitana do Recife já estão parados. Entre as reinvindicações do Marreta, estão um reajuste salarial de 15%, hora extra de 100% aos sábados, vale compras no valor de R$ 100 e melhores condições de trabalho nos canteiros.

Leia também no VCN: