WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

hospital samur

pel construtora

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Construtora Dona Mirai

VCA Yah Kahakai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Em Vitória da Conquista, mais de 69% dos mesários foram voluntários

iBahia

Em todo o estado, houve crescimento de 15,7% dos voluntários para serem mesários.

Há diversas vantagens determinadas em lei para quem atuar como mesário no dia das eleições

No primeiro turno das eleições municipais deste ano, 1.710 pessoas foram mesários voluntários em Vitória da Conquista, segundo o Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA). O número representa 69,4% do total, que foi de 2.464 convocados nas três zonas presentes no município (39ª, 40ª e 41ª).

De acordo com dados de questionário aplicado pelos cartórios de Vitória da Conquista nas seções, no domingo de eleição, 77,2% dos voluntários já manifestou a vontade de trabalhar nas Eleições 2014 como mesários, ou seja, 1.902 pessoas. A cidade foi a primeira do estado a implantar o Projeto Mesário Voluntário. Em 2006, quando foi criado o projeto, apenas Vitória da Conquista tinha o serviço, depois de uma parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) ser firmada. Nesta época, 22% dos mesários foram voluntários, que representava pouco mais de 500 convocados, sendo 176 alunos da UESB.

Bahia

De 1º de janeiro deste ano até a última quinta-feira (11), 11.268 pessoas se voluntariaram para serem mesários na Bahia. Isto representa um aumento de 15,7%, em relação à última eleição municipal, quando foram inscritos 9.733 eleitores para serem mesários no mesmo período.

Inscrições estão abertas

Quem tiver interesse, ainda é possível se voluntariar para o segundo turno. Para isto, basta preencher o formulário no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) ou ligar para o disk-mesário (71 3373-7273). Há diversas vantagens determinadas em lei para quem atuar como mesário no dia das eleições. Os voluntários tem o direito, por exemplo, de ter dois dias de folga para cada dia de convocação e à possibilidade de desempate em concurso público. Além destas vantagens, o projeto Mesário Voluntário também oferece aos alunos das faculdades conveniadas ao programa a conversão das horas de serviço em atividade complementar ou extracurricular.

Leia também no VCN: