WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

hospital samur

pel construtora

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Construtora Dona Mirai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Gmail ganha janela para escrever e responder e-mails similar ao Gtalk

TechTudo

Além da janela de composição, a opção de responder mensagens também foi modificada pelo Google. 

O Google anunciou, no início da tarde desta terça-feira (30/10), uma nova janela de edição de mensagens para o Gmail. Diferente do sistema antigo, que carregava as opções dentro do próprio serviço de e-mail, a novidade é apresentada como se fosse um “pop-up” e fica posicionada no mesmo lugar que as janelas de bate-papo.

A novidade, oferecida assim que o internauta clicar na opção “Escrever”, será ativada após um breve tutorial. Caso o usuário teste a nova opção de edição, mas, por algum motivo, não se adapte, poderá retornar para a versão anterior. O Google não informou, no entanto, se a novidade será imposta a todos os usuários, ou se a versão antiga será mantida pela empresa.

Se você é usuário do Gmail há um bom tempo, é provável que demore um pouco para se adaptar ao novo formato de escrita. Além da janela de composição, a opção de responder mensagens também foi modificada pelo Google. E, como houve muitas mudanças no novo sistema, o TechTudo irá detalhar todas as novidades da nova opção para que você não tenha quaisquer dúvidas sobre como utilizar a nova janela do Gmail.

Janela flutuante

A primeira grande diferença que o usuário notará ao clicar em “Escrever” é que, ao contrário da janela exibida anteriormente, agora o Gmail abre a tela de edição de mensagens sobre o webmail. Ela fica ancorada no canto inferior direito da tela, bem no estilo das janelas de conversação do Gtalk embutidas no serviço.

O fato de a janela ser flutuante, mesmo que fixa no canto, trás alguns benefícios aos usuários. O primeiro deles é a possibilidade de poder continuar navegando pelas mensagens, mesmo com a janela de edição aberta. Antes, isso somente era possível se o usuário abrisse a tela de edição em uma nova janela.

O segundo benefício é que, a partir de agora, é possível carregar várias telas de edição ao mesmo tempo. Para o usuário que precisa escrever vários e-mails simultaneamente, é uma ótima novidade. Antes, esta opção somente era possível se o usuário também abrisse várias janelas ao mesmo tempo ou “desacoplasse” a tela de edição.

Mas, apesar dos benefícios, a mudança tem uma limitação que pode não agradar muita gente. Apesar de flutuante, a nova janela não permite que o usuário a redimensione. E, por ser menos larga que a janela anterior, a edição de mensagens muito longas pode não ser muito prazerosa. Ao menos até que se acostume.

Formatação de texto e anexos

O usuário que utiliza muito as opções de formatação de texto (negrito, itálico, sublinhado, alinhamento e etc) notará uma grande – e não muito confortável – mudança com a nova interface. Diferente da tela anterior, onde se encontravam todas as opções de formatação, logo abaixo do assunto, na nova janela, o usuário é obrigado a clicar na letra “A” sublinhada – logo ao lado do botão “Enviar” -, para poder escolher uma fonte diferente, mudar o tamanho da letra ou formatá-la.

Se as opções de “recuo” e alinhamento do Gmail forem usadas constantemente, a praticidade é ainda menor. Para acessar as opções, que antes estavam disponíveis com um simples clique, o usuário é obrigado a selecionar a opção de alinhamento para, somente então, definir o alinhamento ou as opções de recuo.

Para minimizar um pouco o problema, o Google adicionou atalhos de teclado para estas opções, mas eles são tão ou mais complicados do que acessar a própria função. Para centralizar o texto, por exemplo, o usuário deverá utilizar as teclas Ctrl + Shift + E ao mesmo tempo. Nada prático.

Além disso, somente as opções de formatar o texto e de anexar arquivos ficam visíveis o tempo todo. As opções de adicionar imagens ao corpo do texto, adicionar links, inserir emoticons e convites só aparecem quando o usuário passa o mouse sobre elas.

Campo “De” personalizado e envio de cópias

Uma outra mudança afetará diretamente o usuário que utiliza muito o campo “De” personalizado e as opções de envio de cópia e cópia oculta. Antes, a seleção de um remetente diferente poderia ser feito diretamente no campo “De”. Agora, o usuário precisa clicar no campo “Para” e, somente depois, clicar em “De” e selecionar o remetente alternativo.

A mesma questão envolve a opção de cópia e cópia oculta, que também ficavam visíveis o tempo todo. Para elas, o usuário também terá que clicar no campo “Para” e, depois, selecionar a opção que desejar. O segundo benefício é que, a partir de agora, é possível carregar várias telas de edição ao mesmo tempo. Para o usuário que precisa escrever vários e-mails simultaneamente, é uma ótima novidade. Antes, esta opção somente era possível se o usuário também abrisse várias janelas ao mesmo tempo ou “desacoplasse” a tela de edição.

Preenchimento e exclusão de contatos

Para selecionar um destinatário, independente do campo desejado pelo usuário, basta que se inicie a digitação do nome que o Gmail irá começar a sugerir as opções. Neste aspecto, o novo sistema não mudou em nada em relação ao anterior. No entanto, o Google aproveitou a novidade para adicionar uma simples e muito interessante opção.

Diferente do processo antigo, quando o usuário era obrigado a selecionar o endereço de e-mail ao qual não queria mais enviar a mensagem, na nova janela basta clicar no “x” ao lado do nome de cada um dos destinatários. Quem utiliza o Google+, certamente já deve ter visto esta opção por lá.

Caso o usuário queira enviar a mensagem para muitas pessoas e não sabe ou não quer digitar todos os endereços de e-mail, basta clicar no texto “Para”, “Cc” ou “Cco” para que o Gmail carregue imediatamente uma grande janela, onde ele poderá selecionar todos os contatos que desejar. Este sistema já existia na tela anterior de edição.

Respondendo mensagens

Para iniciar uma resposta ou encaminhamento de mensagem, o processo segue o padrão anterior. Após o usuário clicar em “Responder” ou “Responder a todos”, a tela de edição de resposta será carregada. Uma novidade é que, ao clicar na seta ao lado da foto do destinatário, o usuário pode alternar rapidamente entre as duas opções, além de poder facilmente encaminhar a mensagem para outro usuário.

Diferente do sistema anterior, quando o usuário decide por responder uma mensagem, o texto original fica todo oculto, forçando o usuário a clicar nos três pontinhos para poder visualizar a mensagem original. A novidade acaba não sendo muito interessante para quem gosta de excluir o conteúdo original na hora de responder uma mensagem.

Ausência de funcionalidades

Não se sabe o porquê, mas o Google decidiu lançar esta novidade para o Gmail sem funcionalidades existentes na versão anterior, algumas delas muito utilizadas. Entre as opções que ainda não podem ser utilizadas na nova interface, está aquela que permitia a utilização de “respostas predeterminadas”, ativada pelo Gmail Labs. O usuário ainda não pode, também, inserir emoticons nas mensagens através da nova interface, tampouco utilizar a opção “Inserir convite”.

Outra opção que falta à nova interface é a possibilidade de se imprimir rascunho. Além disso, ainda não é possível marcar com “estrela” ou definir um determinado marcador antes mesmo de enviar a mensagem. A empresa afirma que as funcionalidades que estão faltando serão disponibilizadas em breve, apesar de não informar uma data para que as opções estejam acessíveis.

Leia também no VCN: