WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Construtora Dona Mirai

VCA Yah Kahakai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Cemerf realiza medição para concessão de 270 órteses e próteses em Vitória da Conquista

fonte_pmvcAscom | PMVC

Antes de receber a órtese ou prótese, o usuário passa por uma série de avaliações que determinam o tipo de auxílio necessário para sua reabilitação.

O Centro Municipal de Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf) realiza durante esta semana um mutirão de medição para concessão de órteses e próteses para pacientes cadastrados no órgão. Nessa etapa, a equipe de técnicos de Salvador está fazendo a medida de 200 pessoas que serão beneficiadas com órteses* e 70 pessoas que serão beneficiadas com próteses**.

“Aqui no Cemerf, atendemos pessoas de Vitória da Conquista e de outras regiões. Alguns pacientes que serão beneficiados fazem o tratamento de reabilitação aqui no serviço, e outros só estão cadastrados para receber a órtese ou a prótese”, explica a assistente social do Cemerf, Mirella de Castro Ribeiro”.

Moradora do distrito José Gonçalves, Elivone Marques de Souza vem ao serviço uma vez por mês para trazer o seu filho Pablo Henrique, de 1 ano e 8 meses, que nasceu com problema nos pés e vai receber um par de botas, espécie de órtese, para auxiliá-lo na locomoção. “Este é o segundo par de botas que a gente recebe aqui no serviço, pois o pé dele cresceu e por isso houve a necessidade da troca. Pablo é acompanhado no serviço desde que nasceu; o tratamento aqui é muito bom”, ressalta Elivone.

Há cinco meses, a moradora do bairro Petrópolis, Edna de Oliveira Fernandes, 61, procurou o Cemerf após a amputação de um de seus pés, por conta de um melanoma (câncer de pele) no local. “Foram quase vinte anos lutando contra o câncer, até a decisão pela amputação”, conta Edna. Após o início do tratamento e avaliação, Edna será contemplada com uma prótese. Durante sua medição, falou da sua expectativa de ter um novo pé. “Nesses cinco meses tive que me adaptar a nova vida, com auxílio de andador, muleta, cadeira de rodas, o que me impede de realizar algumas atividades. Espero que, com a prótese, eu volte a ter uma vida normal, sou muito ativa e espero dançar muito forró com ela este ano ainda”, comenta Edna.

Antes de receber a órtese ou prótese, o usuário passa por uma série de avaliações que determinam o tipo de auxílio necessário para sua reabilitação. “O paciente quando chega ao Cemerf passa por equipe formada por médicos, nutricionista, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta, que avaliam as condições físicas e psíquicas do paciente, para sua adaptação ao novo membro ou auxílio. Nosso objetivo com essa ação é a reinserção do paciente na sociedade”, explica o fisioterapeuta Tiago Benevides Marques.

Após a primeira medição, os técnicos retornam mais uma vez para a prova e adaptação dos dispositivos e só depois de 45 dias é que o usuário receberá definitivamente sua órtese ou prótese. Segundo a coordenadora do Centro, Glicia Miranda, o Cemerf, desde a sua habilitação em Medicina Física e Reabilitação em 2003, já beneficiou mais de 7 mil pessoas. “Nós realizamos essa concessão anualmente, inclusive de meios auxiliares de locomoção, como cadeiras de rodas e de banho, andador e muletas, objetivando facilitar a autonomia e independência da pessoa com deficiência física. Com a aquisição desses equipamentos, vai melhorar a funcionalidade, promovendo com isso uma melhor qualidade de vida, acessibilidade e inclusão social” explica Glícia.

*Prótese: dispositivo permanente ou transitório que substitui total ou parcialmente um membro, órgão ou tecido.
**Órtese: dispositivo permanente ou transitório, utilizado para auxiliar as funções de um membro, órgão ou tecido, evitando deformidades ou sua progressão ou compensando insuficiências funcionais.

Leia também no VCN: