WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

hospital samur

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Construtora Dona Mirai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Toquinho encerra Natal da Cidade e Prefeitura de Vitória da Conquista comemora sucesso da festa

fonte_pmvcSecom | PMVC

O cantor e compositor, que completa 50 anos de carreira, homenageou o parceiro Vinicius de Moraes, com quem gravou 25 discos.

A expectativa para o show de Toquinho se misturava com uma espécie de tristeza: chegara o último dia do Natal da Cidade, evento que reuniu, em Vitória da Conquista, nomes consagrados da música brasileira em um espaço público.

Ao longo de sete dias, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de assistir aos shows de Paulinho da Viola, João Bosco, Fafá de Belém, Zeca Baleiro, O Teatro Mágico, The Fevers, Ana Cañas, Yamandu Costa, Pereira da Viola, Roberto Menescal e Marcos Valle, além de mais de 40 apresentações regionais. Na noite do dia 25, o palco foi do cantor e compositor Toquinho, que neste ano celebra 50 anos de carreira. Acompanhado do seu violão, o cantor relembrou, por meio das canções, as parcerias e as amizades construídas ao longo da sua trajetória musical. Veja imagens da última noite:

“O Natal é um dia de confraternização e a gente acaba lembrando das pessoas e do passado e consolidando o presente; no palco esteve tudo isso. Quando se canta uma canção, tem várias pessoas nela. O parceiro é uma coisa que fica fortíssima, não sai”, disse o cantor que iniciou sua apresentação cantando Tarde em Itapuã, uma parceria sua com Vinicius de Moraes.

Dedicado ao parceiro Vinicius, com quem escreveu mais de 120 canções e lançou 25 discos, o show fez Toquinho passear pelos 10 anos da intensa produção artística ao lado do poetinha. “Aquarela”, “Samba de Orly” e “Sei lá… a vida tem sempre razão” foram algumas das músicas que nasceram nessa parceria e que não ficaram de fora do repertório. Além de clássicos de Tom Jobim (“Garota de Ipanema”), Baden Powell (“Canto de Ossanha”), João Gilberto (“Chega de saudade”) e até mesmo Luiz Gonzaga (“Asa Branca”, de forma instrumental), que fizeram o público cantar em coro e no mesmo tom do cantor, além das canções consagradas entre o público infantil, como “A casa”, “O pato” e “O caderno”. “Na Bahia eu venho sempre, mas essa é a minha primeira vez em Vitória da Conquista, fiquei lisonjeado com o convite quando vi as atrações da programação”, disse o compositor, que atraiu muitas pessoas para o Centro Glauber Rocha.

A professora Lu Rosário estava no Centro Glauber Rocha só por um motivo, o cantor Toquinho. “Eu estava viajando e voltei antes só para ver o show. Não vim nos outros dias, mas indiquei para todos os meus amigos, pois eu conheci a estrutura e a organização no São João”, garantiu. Quem também foi atraído pelo cantor foi o servidor público Sérgio Borba, que trouxe a filha para assistir ao show. “Não conhecia o espaço e gostei muito, está muito bem estruturado e organizado”, destacou. Criado em 1997, o Natal da Cidade é promovido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, valorizando a boa música brasileira, as tradições populares e os artistas regionais.

Avaliação e resultado positivos

Sete dias, quatro espaços, uma exposição, um homenageado, sete apresentações de teatro e dança, aproximadamente 150 servidores da Prefeitura envolvidos – entre agentes de segurança patrimonial e da de Defesa Civil, fiscais da Gerência de Posturas, profissionais de saúde do Caav e do Samu 192 e equipes de apoio e produção -, dezesseis grupos de ternos de reis, 54 atrações musicais e mais de 70 mil pessoas de público. Assim foi a 18ª edição do Natal da Cidade, evento multicultural que se destaca entre os grandes eventos do gênero do Norte e Nordeste brasileiro. Promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, a edição desse ano brindou a cidade e região com o mesmo brilho e o mesmo encanto das edições anteriores. “Completamos dezoito anos de Natal da Cidade, com o sentimento de que essa data foi comemorada com a grandeza que a população de Vitória da Conquista merece, com shows memoráveis e a participação dos ternos de reis”, ressaltou o prefeito Guilherme Menezes.

De acordo com o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso, o Natal da Cidade está mais que consolidado. “Esse é um projeto do Governo Municipal que, desde o seu início, deu certo. Hoje, há toda a estrutura e a segurança que o cidadão conquistense merece, preservando a mesma qualidade musical e a valorização dos artistas da cidade, que é um celeiro de grandes talentos e que devem ser tratados com o respeito que merecem”, destacou o secretário.  Para o coordenador de Turismo, Carlos Moreno, o público foi o mais diversificado possível. “Teve muita gente de fora -do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Pará e até de fora do Brasil – os comentários foram os melhores possíveis. Visitei a rede hoteleira e os hotéis estavam todos lotados”, disse o coordenador, lembrando a nova estrutura e a diversidade da programação. De acordo a Polícia Militar, nenhuma ocorrência foi registrada durante a realização do evento. Agora, é contar os dias para a 19ª edição do Natal da Cidade

Leia também no VCN: