WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

hospital samur

pel construtora

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Construtora Dona Mirai

VCA Yah Kahakai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Bahia e Vitória da Conquista decidem título baiano na Arena Fonte Nova, a partir das 16h



Bode tem vantagem na partida deste domingo e pode perder por até dois gols de diferença para faturar o troféu estadual. Bahia tenta encerrar maré de resultados ruins.

globoesporte| Globoesporte.com

O Vitória da Conquista surpreendeu ao bater o Bahia por 3 a 0 no primeiro jogo das finais do Baianão, abriu larga vantagem e agora está perto de levantar a taça. Seria o primeiro estadual de sua história.

Mas o Tricolor não está morto. Depois de ser derrotado pelo Ceará e ficar com o vice da Copa do Nordeste, o time do técnico Sérgio Soares quer o título estadual para que o bom início de ano não seja em vão. Seria o 46º da história do Tricolor. O duelo que define o campeão baiano de 2015 está marcado para este domingo, às 16h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Para ser campeão, o Bahia precisa vencer por pelo menos três gols de diferença. Qualquer outro resultado dá o título ao Bode.

A campanha do Bahia até o primeiro jogo das finais da Copa do Nordeste era irretocável. Até ali, eram 16 jogos de invencibilidade e 96% de aproveitamento dentro de casa. De lá para cá, a maré virou. Duas derrotas e o vice do Nordestão, além de um verdadeiro “sacode” aplicado pelo Bode no Lomanto Junior. Futebol, como se costuma dizer, é resultado. Portanto, todos no Tricolor sabem que precisam reverter a vantagem, conquistar o título baiano e iniciar com tranquilidade a caminhada na Série B.

O Conquista tenta conter a euforia na busca pelo primeiro título Baiano. O técnico Evandro Guimarães pediu paciência ao time e alertou que não há nada ganho, apesar da larga vantagem construída no Lomanto Junior. No treino da última sexta-feira, no Barradão, o time realizou um coletivo e trabalhou as bolas aéreas, caminho que pode levar perigo ao Tricolor. Na quarta-feira, o Bahia foi derrotado pelo Ceará com dois gols pelo alto.

| Arbitragem

Apita o confronto Jaílson Macedo de Freitas, auxiliado por José Raimundo Dias da Hora e Jucimar dos Santos Dias. Ambos pertencem ao quadro da CBF. Já Gleidson Santos Oliveira e Dijalma Silva Ferreira Junior serão quarto e quinto árbitros, respectivamente. Formado em educação física, Jailson está no quadro da FBF desde 1997 e na CBF desde 1999. Em 2014, ele foi escolhido o melhor árbitro da Copa do Nordeste. Já em 2012, faturou o prêmio de melhor profissional do quadro de arbitragem da entidade nacional. O sorteio foi realizado no Auditório da FBF.

| Escalações

Bahia: antes da grande final do Baianão, o técnico Sérgio Soares fechou o treino para a imprensa. No entanto, a tendência é que ele repita a equipe que entrou em campo contra o Ceará no meio da semana. O time deve ser o seguinte: Jean; Tony, Titi, Robson e Bruno Paulista; Wilson Pittoni, Tiago Real, Souza e Rômulo; Maxi Biancucchi e Kieza. 

Vitória da Conquista: Evandro Guimarães repetirá o time que venceu o Bahia no estádio Lomanto Junior. Com dores musculares, Viáfara passou a semana como dúvida para a grande decisão do estadual, mas está confirmado no gol alviverde. O Bode entra em campo com Viáfara; Apodi, Fernando Belém, Silvio e Matheus Leoni; Fausto, Maicon, André e Diego Aragão; Carlinhos e Tatu.

| Não jogam

Bahia: com uma lesão na panturrilha, Léo Gamalho está fora da final do Baianão. Railan se recupera de cirurgia no joelho e só volta a jogar no segundo semestre.

Vitória da Conquista: todos os jogadores estão à disposição de Evandro Guimarães. (Fotos: Eliezer Oliveira)

Leia também no VCN: