WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc IPTU 2020





safernet br
fainor

fainor

aky veiculos

uber eats

natanael falar e arte

“SerTão Solidário” reúne voluntários no auxílio a pessoas carentes em Conquista e região

A Organização não possui recursos financeiros próprios e realiza suas atividades mediante a cooperação financeira de pessoas físicas e jurídicas que patrocinam a execução de cada projeto específico.

fonte_blogdomarcelo| Press Release

O SerTão Solidário é uma comunidade de pessoas, de diversas áreas de atuação profissional, que se organizou com o propósito de agir de forma proativa na sociedade para ajudar outras pessoas, contribuindo para o bem estar do semelhante, principalmente atendendo a algumas necessidades básicas de quem mais precisa. É uma organização sem fins lucrativos, apartidária, que congrega homens e mulheres das mais diversas orientações religiosas, filosóficas e políticas, enxergando na diversidade de seus membros um fator essencial para o crescimento e a abrangência de sua atuação.

As atividades propostas e desenvolvidas pelo SerTão Solidário são de cunho eminentemente social e filantrópico, resumidas no objetivo de servir ao semelhante. Dentre estas, destaca-se a assistência à saúde dos mais necessitados, realização de palestras educativas, orientações jurídicas e desenvolvimento de projetos que representem avanços práticos para as diversas comunidades atendidas. Entenda como funciona a iniciativa:

A Organização não possui recursos financeiros próprios e realiza suas atividades mediante a cooperação financeira de pessoas físicas e jurídicas que patrocinam a execução de cada projeto específico. Conta também com o estabelecimento de parcerias com o Poder Público, especialmente as Prefeituras dos Municípios do Sertão Baiano. Seus membros não pagam qualquer tipo de taxa ou contribuição, colaboram exclusivamente com seu conhecimento, seu trabalho, sua doação espontânea e sua indispensável boa vontade para servir ao próximo. Espera-se apenas que estes se esforcem para dar o melhor de si e estejam dispostos a um alto grau de comprometimento com a causa comum.

A identificação visual do SerTão Solidário foi criada pelo artista plástico Edmílson Santana, que desenhou a logomarca da Organização e todos os seus elementos gráficos. A identificação social é feita por todos nós, com nossa dedicação, nosso esforço e nossa alegria em servir!

Justificativa

A sociedade contemporânea, inobstante o avanço tecnológico e a inegável expansão do saber científico, ainda permanece caracterizada pelas enormes diferenças sociais e econômicas, as quais todo o denominado “progresso” não consegue solucionar. Historicamente, em nosso país, os governos não fizeram os esforços necessários para reduzir significativamente as diferenças, restando, portanto, na contemporaneidade, um elevado percentual da população mergulhado numa desconfortável situação de carência econômica e social. Queiramos ou não, é forçoso admitir que os
classificados como pobres são maioria em nossas cidades, o que impõe àqueles que conseguiram alcançar um nível mais elevado de educação e profissionalização, ocupando, assim, uma posição mais confortável na sociedade e situando-se economicamente em vantagem sobre os mais desfavorecidos, refletir sobre esta questão tão evidente quanto crucial e, a
partir desta reflexão, instituir mecanismos não oficiais de ação para enfrentar o problema.

As necessidades que se evidenciam na imensa maioria das cidades do sertão baiano se manifestam, em maior ou menor intensidade, nas áreas da saúde, educação, lazer, saneamento básico, meio ambiente, dentre outras, justificando que a própria sociedade se organize, de modo solidário e voluntário, para minimizar os efeitos que estes problemas acarretam para a comunidade, atingindo, especialmente, de forma mais preocupante, a parcela mais carente da população.

Obviamente, a organização da sociedade no sentido de elaborar e desenvolver um projeto de voluntariado para enfrentar as dificuldades de sua realidade peculiar não exclui a participação do poder público, que tem como finalidade precípua justamente a solução ou, pelo menos, a minimização desses problemas, o que significa que, em última instância, o SerTão Solidário não é um projeto exclusivo de um grupo específico ou de uma classe social, mas de toda a comunidade, envolvendo profissionais de todas as áreas, estudantes, autoridades e mesmo as pessoas mais pobres que, embora sejam
o alvo das ações solidárias, são também co-responsáveis pelo alcance das metas e objetivos do projeto.

As necessidades existem e os membros do SerTão Solidário estão convencidos de que a união da comunidade em torno deste Projeto pode não apenas suprir parte delas, mas, principalmente, motivar a própria sociedade a desenvolver mecanismos de enfrentamento e solução de seus próprios problemas, estimulando a compreensão da importância da participação efetiva, da doação, do senso de responsabilidade para com o outro que se encontra em situação de risco social, independente das circunstâncias, compreendendo que o bem estar de toda a coletividade significa o bem estar de cada indivíduo, e vice-versa, e que é necessário compreender que cada um de nós faz parte de um todo e somos, de alguma forma, responsáveis uns pelos outros.

Objetivos

A partir destas simples constatações, com o propósito de promover a solidariedade entre as pessoas, o SerTão Solidário propõe a integração da comunidade em torno de objetivos comuns, mediante o desenvolvimento de projetos específicos e realização de eventos que materializem seus ideais de servir.

Os objetivos basilares do SerTão Solidário constituem os seus valores, expressos no compromisso com o bem-estar das pessoas, no espírito de equipe, com alinhamento e concentração de esforços, na valorização do voluntariado, independente de raça, cor, etnia, credo religioso, inclinação político-partidária ou classe socioeconômica, no compartilhamento e transparência na gestão, na qualidade e confiabilidade dos serviços oferecidos, na responsabilidade ambiental e social, na solidariedade e na ética como valor primordial.

O SerTão Solidário tem como lema “você pode ser tão solidário quanto voluntário” e sua razão de existir é “atender as necessidades de pessoas carentes em todas as áreas, oferecendo a elas ações voluntárias de qualidade, nos campos da saúde, educação e lazer, além de outras que se mostrem necessárias”. A missão do Projeto é “manter vivo o compromisso com a doação aos mais necessitados, disponibilizando ações integradas e com qualidade à comunidade”, tendo como visão “promover a beneficência e o voluntariado, atuando com a máxima qualidade nas ações, buscando
proporcionar o bem-estar social”.

Minimizar a dor dos que sofrem, oferecer aos mais necessitados o mínimo de atenção no atendimento às suas necessidades, aperfeiçoar estratégias de união e participação dos mais diversos profissionais para a prestação de serviços voluntários, gratuitos e de excelente qualidade, promover a integração social, fomentar o respeito mútuo, a aceitação do outro com suas diferenças, desenvolver a solidariedade pessoal e social, o senso de pertencimento, a valorização do ser humano e o reconhecimento de suas potencialidades, a fim de contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e fraterna, eis os objetivos fundamentais do Projeto SerTão Solidário.

Estratégias de ação

A atuação do SerTão Solidário para a consecução dos seus objetivos envolve necessariamente a participação de voluntários na realização de atividades diversificadas. A ação prática se dá na elaboração de projetos e realização de eventos para sua materialização. As atividades são voltadas para o enfrentamento de problemas relacionados aos assuntos já anteriormente delineados, consistindo em ações direcionadas à comunidade. Exemplo dessas ações é o programa de assistência à saúde, no qual os voluntários, em sua maioria profissionais de saúde, se reúnem para executar ações de atendimento médico, psicológico e odontológico, além de profissionais de outras áreas que atuam conjuntamente na elaboração do projeto específico, na organização do evento, na distribuição de tarefas, na logística, na realização de palestras educativas, realizando as mais diversas atividades para consecução do objetivo comum, de forma planejada e organizada. Na realização dos eventos, além da participação da comunidade, que auxilia em inúmeras necessidades, indispensável a participação do poder público, enquanto parte integrante da comunidade e detentor de meios que facilitam a concretização do projeto. A participação do poder público, entretanto, como já mencionado, cinge-se à atividade meramente administrativa e logística, excluindo-se categoricamente a vertente político-partidária e sua ingerência no projeto, sob pena de maculá-lo e descaracterizá-lo.

Os recursos para a realização dos eventos são fruto de doações de pessoas físicas e jurídicas que se solidarizam com a causa, não havendo, tanto para os doadores de recursos financeiros quanto para os doadores de trabalho, tempo e talento, qualquer tipo de remuneração ou recompensa material, vedada a retribuição pecuniária, publicitária ou qualquer outra de natureza negocial. O voluntariado é pleno, não comportando qualquer tipo de contratação para a realização de qualquer serviço ou atividade no projeto. O gerenciamento do projeto encontra-se sob a responsabilidade de uma equipe formada pelos idealizadores e pelos organizadores das bases do Projeto, que se reúnem periodicamente para discutir as necessidades de atuação, aprimorar as estratégias de ação e buscar mecanismos de ampliação da área de influência, dos recursos, da abrangência de adesão profissional e de adequação das atividades às diferentes realidades em que deverá se concretizar, assim como elaborar estratégias adequadas de comunicação.

Conclusão

Como se vê, o Projeto SerTão Solidário é uma iniciativa social, que reúne pessoas das mais variadas formações profissionais, de diversos campos de atuação, das mais amplas posições políticas, religiosas e filosóficas, unidas pelo liame da responsabilidade social, pelos sentimentos de fraternidade, solidariedade e amor ao próximo, cuja integração ao projeto e correspondente atuação se caracteriza plenamente pelo voluntariado e cuja única recompensa esperada é a satisfação de servir ao semelhante.

O caráter filantrópico do Projeto é uma de suas características basilares, não sendo admitida a busca ou a intenção de lucro pessoal em qualquer hipótese, sendo assegurado que, na realização de qualquer tipo de atividade ou evento que produza lucro financeiro, este deverá ser destinado, em sua totalidade, a uma instituição social beneficente. Em suma, o SerTão Solidário se constitui de um grupo de pessoas que decidiram se doar um pouco para ajudar o próximo, objetivando multiplicar esforços para dividir esperança. Afinal, se cada um de nós fizer a sua parte, o mundo, certamente, será um lugar melhor para todos!

Comentários

comments

Leia também no VCN:
error: Você não tem permissão para copiar conteúdo ou visualizar a fonte.