WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

hospital samur

pel construtora

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Construtora Dona Mirai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Professores da rede municipal iniciam greve em Vitória da Conquista, por tempo indeterminado



Categoria pede valorização de docentes com pós-graduação e mestrado. Cidade tem 203 escolas e 45 mil alunos atendidos na rede municipal.

tv sudoeste bahia| Rede Bahia . G1

Professores da rede municipal de Vitória da Conquista, sudoeste do estado, entraram em greve por tempo indeterminado. No primeiro dia de greve, algumas até funcionaram, mas com poucos professores.

A paralisação começou na segunda-feira (25). A cidade tem 203 unidades de ensino. São 182 escolas e 21 creches na zona urbana e rural do município.

São 45 mil alunos atendidos pela rede municipal. A principal reivindicação é a de melhorias no plano de carreira. Segundo a presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público (Simmp), o município não considera a capacitação dos professores com pós-graduação e mestrado, por exemplo, além do tempo de serviço. “Não reconhece o especialista, não reconhece o mestre, não reconhece o doutor. Não fomenta a qualidade na educação”, aponta a presidente do sindicato, Geanne Oliveira.

Segundo a prefeitura, mesmo não sendo contemplados no plano de carreira, os professores com pós-graduação e mestrado recebem gratificações. “Um prefessor do município que tem pós-graduação recebe 20% a mais no salário. Um professor que faz pós e mestrado, ganha 40% a mais no salário. Então, há o reconhecimento do município dos professores que se qualificam. E agora, em 2015, eles pedem a reformulação. Só que essa reformulação do plano tem variações altíssimas de salários, que o município hoje não tem condições de abarcar”, afirmou o secretário municipal de Educação, Valdemir Dias. O salário-base dos professores da rede municipal varia de R$ 1.928 a R$ 2.631. O secretário de Educação disse que deve se reunir com a categoria essa semana para negociar.

Leia também no VCN: