WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

Em carta, CEO do Mozilla diz que Microsoft deu “tiro no pé” com lançamento do Windows 10

Chris Beard, responsável pela fabricante do navegador “Firefox”, criticou forma com novo sistema trata programas que eram definidos como padrão, descartando-os após o update.

fonte_info| Info Online

Nem todo mundo ficou contente com a chegada do Windows 10. Em carta aberta endereçada a Satya Nadella, Chris Beard, CEO da Mozilla, insinuou que a Microsoft criou um sistema operacional que basicamente foi desenhado para “jogar fora as escolhas que os consumidores fizeram em relação à experiência online que eles mesmos querem, substituindo-a pela experiência de internet que a Microsoft parece querer que eles tenham”.

Beard se refere a um aspecto “muito perturbador” do sistema, que reinicia todos os programas padrões do usuário assim que termina de ser instalado. Assim, o navegador passa a ser o Edge, o player de músicas e vídeos volta a ser o Windows Media Player e o visualizador de imagens se torna o aplicativo Fotos da própria Microsoft. “Quando vimos que a atualização do Windows 10 tira dos usuários o poder da escolha ao efetivamente apagar as preferências existentes para o browser e outros apps, reunimos nosso time para discutir esse problema”, diz o texto do CEO da Mozilla. “Infelizmente, a conversa não resultou em nenhum progresso significativo, e por isso essa carta.”

O executivo reconhece que ainda é tecnicamente possível manter as escolhas antigas, “mas o design de toda a experiência de atualização e as configurações padrão de APIs foram alteradas, de forma que isso se tornou menos óbvio e mais complicado”. Segundo Beard, agora é preciso dar “o dobro de cliques” e ter “um pouco de sofisticação técnica” para que os usuários tenham as velhas opções, feitas nas versões anteriores do Windows, de volta. “É confuso, difícil de navegar e fácil de se perder”, escreveu.

O movimento da Microsoft foi considerado “agressivo” e “um tiro no pé” pelo CEO da Mozilla. Na carta, ele ainda pede para que Nadella e sua empresa reconsiderem e voltem atrás na decisão, tornando mais intuitiva a manutenção das escolhas. Beard inclusive lançou uma campanha no Twitter para que os usuários reforcem o pedido e convençam a empresa a da um Ctrl+Z – o que tem gerado uma boa repercussão na rede social.

Porta fechada

Por sinal, não foi só por reiniciar as escolhas de apps que a Microsoft foi criticada com o Windows 10. Apesar de reforçar o apoio aos padrões abertos de internet com o Edge e abandonar tecnologias como ActiveX e VBScript, a empresa manteve o código do navegador fechado, algo que nem a Apple faz totalmente com seu Safari. O browser do OS X e do iOS tem uma camada proprietária, mas é baseado na engine WebKit, open source e usada até algum tempo atrás pelo Chrome. É um ponto que inclusive ressaltamos em nosso review do sistema. Enquanto Google e outras empresas aprenderam que o desenvolvimento web é melhor quando se faz em público, a Microsoft segue insistindo em soluções proprietárias e as empurrando aos usuários. Porém, também é algo que pode não demorar muito para mudar – basta ver a movimentação da empresa na parte de desenvolvimento.

Leia também no VCN: