WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

pel construtora

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Construtora Dona Mirai

VCA Yah Kahakai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Motoristas obrigam casal a descer de carro do Uber e a entrar em táxi no Distrito Federal

Grupo cercou motorista do aplicativo e impediu que ele seguisse viagem. Cerca de 1,5 mil veículos participaram de ato contra app nesta segunda.

fonte_g1_2010| G1

Taxistas do Distrito Federal obrigaram um casal de passageiros a desembarcar de um carro do aplicativo Uber e a entrar em um táxi durante uma carreata realizada na manhã desta segunda-feira (3) entre o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e a área central da capital do país.

As imagens mostram que os taxistas cercaram o motorista do Uber e impediram a viagem. O grupo ainda ameaçou quebrar o carro se o casal não saísse. “Se não descer nós vamos quebrar o carro.

É melhor você descer. Olha a manifestação, quantos carros tem. Pode descer, senão vai quebrar o carro”, diz alguém durante a gravação. Após os passageiros saírem do veículo, os taxistas questionaram o motorista do Uber se ele tinha autorização para rodar. Depois, o casal foi obrigado a pegar um táxi, e o motorista do app ainda teve que colocar as malas dos dois no veículo de um taxista. A reportagem ligou três vezes para a presidente do Sindicato dos Taxistas, Maria do Bonfim, e não conseguiu contato. A secretária dela informou que Maria estava em reunião.

Em nota, o Uber diz acreditar que “o cidadão tem o direito de escolher como vai se locomover pela cidade. Qualquer tipo de imposição, especialmente por meio de violência, não deve ter espaço no estado democrático”.

Táxis estacionados em frente ao Palácido do Buriti, em Brasília, durante protesto na manhã desta segunda-feira (Foto: Isabella Calzolari/G1)

Protesto

A organização do protesto afirmou que entre 1,5 mil e 2 mil taxistas participaram do ato nesta segunda. Os taxistas querem que o governador Rodrigo Rollemberg sancione projeto aprovado na Câmara que veta serviços de transporte individual de passageiros por meio de aplicativos como o Uber. Além dos motoristas de Brasília, havia na manifestação taxistas de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, que vieram à capital prestar solidariedade à categoria no DF. Um dos organizadores da carreata, o taxista Marcos Alves disse que a renda da categoria caiu em torno de 50% depois do Uber e outros aplicativos.

No início da tarde, uma comissão de dez taxistas foi recebida pelo secretário de Mobilidade, Carlos Tomé. O secretário disse ao grupo que iria “intensificar a fiscalização” sobre o uso do aplicativo na capital até que haja uma “decisão final” sobre a legalidade do serviço. Na semana passada, taxistas afirmaram durante reunião com Rollemberg buscar uma alternativa para se associar ao aplicativo. Dessa forma, os motoristas autorizados também poderiam atender aos chamados feitos no Uber. Em cidades como Nova York, o Uber Táxi funciona em paralelo ao Uber Executivo, que é usado no Brasil.

Projeto de lei

O governador tem até esta quinta (6) para sancionar ou vetar o projeto do deputado Rodrigo Delmasso (PTN) que restringe o uso do aplicativo apenas para os taxistas com cadastro na Secretaria de Mobilidade. Se o governo não se posicionar, o texto volta para a Câmara e pode ser promulgado pela Mesa Diretora.

Em nota emitida no começo do mês, o Uber informou que continua operando normalmente em Brasília, já que a lei ainda não foi sancionada. Os representantes do app dizem defender o “direito de escolha” dos usuários. “O Uber acredita que é possível criar novas oportunidades de negócio para milhares de motoristas parceiros e ao mesmo tempo oferecer novas opções de mobilidade urbana”, afirmava a nota. A Ordem dos Advogados do Brasil enviou parecer a Rollemberg recomendando veto ao projeto de lei que proíbe o uso de aplicativos de táxi pago. No ofício, o presidente da entidade, Ibanez Rocha, afirma que a proposta fere uma série de princípios constitucionais, como os da livre iniciativa, da liberdade de exercício de qualquer profissão e da livre concorrência.

Leia também no VCN: