WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Construtora Dona Mirai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Com nova interface e “feed infinito”, portal “G1” da Globo.com agora é “blog”. Veja o que muda

Portal estreia interface mais moderna e amigável, para qualquer dispositivo. Conteúdo é o mesmo em computador e celular. Seleção de vídeos aumenta.

fonte_g1_2010| G1

O G1 muda de cara a partir desta terça-feira (1º). O Portal de Notícias da Globo ganha uma interface nova para ficar mais amigável em qualquer dispositivo: celular, tablet ou computador. Agora, a página principal do G1, chamada de home page, passa a ter um “carrossel” com as notícias mais importantes no topo, um “feed infinito” de notícias, mais caixas de conteúdo e ainda mais destaque para páginas locais e vídeos.

Haverá atualizações mais frequentes, conteúdo específico para cada local, e os vídeos passam a rodar diretamente na home, sem a necessidade de abrir uma página nova. É a quarta mudança da home page desde a estreia do portal, em 2006. Todas as outras, em 2007, 2009 e 2010, tiveram uma característica em comum: mostrar o conteúdo amplo, equilibrado e atualizado, multimídia e com alcance nacional.

A primeira das novidades é a forma de exibir as notícias mais importantes do momento, tanto na página inicial quanto nas editorias. Esses textos passam a ser reunidos em um carrossel, no topo do portal. Selecionados pelos editores do G1, eles destacarão os fatos mais relevantes do dia com fotos grandes, coberturas em tempo real e vídeos. Abaixo desse quadro, a home do G1 passa a mostrar um “feed” de notícias. Inicialmente composta por 30 textos, a lista é, na verdade, “infinita”. Isso quer dizer que, conforme a página é deslizada para baixo, mais textos são exibidos. No feed, o leitor vê o que foi publicado mais recentemente, e quase sempre tem novidade. Para preservar as notícias mais “quentes”, mas não deixar de mostrar aquilo que há de mais importante no Brasil e no mundo, os editores do G1 determinam a posição de alguns destaques da lista.

As páginas do G1 ganham caixas que organizam melhor o conteúdo. Essas cartelas reúnem vídeos e conteúdos especiais do G1, notícias mais lidas, colunistas do portal, reportagens exibidas pelos telejornais da TV Globo e de outros veículos do Grupo Globo. Indicadores econômicos, como o índice Bovespa e a cotação do dólar, também serão exibidos nestas caixas. As grandes coberturas terão seus conteúdos audiovisuais, infográficos e textos em caixas como essas. Outra novidade é a ênfase ainda maior no conteúdo local. Caixas mostram informações do lugar em que o leitor está.

Os vídeos incluídos nas notícias poderão ser tocados no feed ou no carrossel, sem a necessidade de carregar a página do texto para assistir. As páginas com grandes eventos e coberturas de maior fôlego com atualização constante passam a ter destaque especial na home. O ícone que dá acesso ao menu com editorias e páginas regionais é mantido no topo do site, quando visto no computador. Agora, ele fica no rodapé, ao ser acessado pelo celular. Na versão para celular, o G1 tem novidades na busca. Agora, há a opção de procurar direto os termos mais buscados no site.

Novo G1, cobertura em tempo real (Foto: G1)

Leia também no VCN: