WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Construtora Dona Mirai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Leitoa “nervosa” ataca homem em quintal de residência em Itambé. Ele foi parar no hospital

label_588x40_BGM-BIZARRO

Ao tentar se defender com as mãos à frente, ele teve parte da mão arrancada e em seguida parte do antebraço ferido gravemente por mordidas do animal.

fonte_blogdomarcelo| Itambé Agora

Deu entrada na Santa Casa de Itambé, na manhã deste sábado (05), o Sr. Adalto Souza Rocha, de 58 anos, com diversos ferimentos por todo corpo, provocados pelo ataque de uma porca em fúria, com cria.

O ataque aconteceu no Distrito de Catolezinho, pertencente ao município de Itambé, no quintal da residência da vítima.

Seu Adalto, que mora sozinho em uma residência, localizada na Praça Osório Ferraz, no Distrito, cria uma porca com dezesseis filhotes, com aproximadamente um mês de nascidos, em um chiqueiro ao fundo do quintal da casa. Segundo informou à vítima ao Itambeagora, às 5:30h, seguindo a rotina diária, ele foi trocar a água dentro do chiqueiro, quando a leitoa, em um momento de fúria, surpreendeu seu dono e o atacou, lhe desferindo inúmeras mordidas.

De acordo com seu Adalto, ao tentar se defender com as mãos à frente, ele teve parte da mão arrancada e em seguida parte do antebraço ferido gravemente por mordidas do animal. Ainda segundo o relado da vítima, ele foi jogado no chão pela porca enfurecida, que lhe aplicou inúmeras mordidas por todo o seu corpo.

Dois homens que passavam pelas imediações no momento do ataque, escutaram os gritos de socorro do seu Adalto, adentraram na residência e o socorreram. Segundo o filho da vítima, os homens que salvaram o seu pai da morte, tiveram que bater na porca com uma pá, até ela desfalecer. Segundo o rapaz, se não acontecesse a intervenção, o seu pai teria morrido, pois a porca não iria parar de atacar. Seu Adalto se encontra internado na Santa Casa de Misericórdia de Itambé, se recuperando dos ferimentos.

Porcos são criados sem regulamentação nas residências

Recentemente a reportagem abordo o problema da criação de porcos nos quintais e ruas de Catolezinho, abordando o perigo de proliferação de doenças como dengue e leishmaniose visceral, leptospirose, além de causar incômodo à população, como mau cheiro, através das fezes e urina, água parada, barulho, etc. Segundo informações, inúmeros moradores do distrito tem esse costume de criar porcos em chiqueiros improvisados nos quintais de suas residências, sendo que boa parte do tempo, os animais são soltos pelas ruas. Da mesma forma que essa porca com cria, ao se sentir ameaçada por quem chegar perto de seus filhotes, atacou o seu Adalto, também, na condição de serem criadas soltas pelas ruas do Distrito, poderá atacar pedestres, inclusive crianças no trajeto da escola.

A criação de animais como galinhas, cavalos, porcos, carneiros e outros, é proibida no perímetro urbano, sendo permitido somente em áreas rurais, distante no mínimo 3 km da zona urbana. Esses animais podem colocar em risco a saúde da comunidade, ocasionando doenças como dengue e leishmaniose visceral, leptospirose, além de causar incômodo à população, como mau cheiro, através das fezes e urina, água parada, barulho, etc. A Vigilância Sanitária do município, responsável pela fiscalização e controle dessas irregularidades havia informado ao Itambeagora no dia 26/11/2015, que está no cronograma da Secretaria de Saúde para Catolezinho, ações de identificação dos donos desses animais, posterior notificação com prazo para a extinção desta prática e até notificação judicial – caso necessário, para os proprietários que descumprirem a legislação do código de postura do município.

Leia também no VCN: