WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

Conquista: Quantidade de trotes para o Samu 192 no período de férias cai mais de 40%

aky veiculos

Além do investimento em tecnologia, a equipe do Samu 192 visitou às escolas para conversar com crianças e adolescentes sobre o funcionamento do serviço.

fonte_pmvc| Secom . PMVC

Os meses de dezembro e janeiro, período de férias escolares, sempre foram críticos para o Serviço de Urgência e Emergência (Samu 192) por conta do aumento do número de trotes que o serviço recebia. O aumento chegou a ultrapassar 50% das ligações recebidas, causando muito transtorno para as equipes que se deslocavam para falsas ocorrências, colocando em risco as vidas das pessoas que realmente precisam.

Ao comparar o mês de dezembro de 2014, onde foram registrados 53,5% de trotes, com dezembro de 2015, quando foi registrado 30,64%; e o mês de janeiro de 2015, quando foi registrado 51,6%, com o mesmo período deste ano, cujo índice foi de 29,65%; constata-se que a diminuição foi de mais de 40% nos trotes em ambos os períodos. Para alcançar este resultado, o Governo Municipal investiu numa tecnologia “inteligente”.

Trata-se do “Samu +”, sistema integrado de atendimento às urgências médicas. Ele foi desenvolvido pela empresa Imtech (vencedora da licitação), sob a coordenação do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), e implantado em março de 2015. Além do investimento em tecnologia, a equipe do Samu 192 visitou às escolas para conversar com crianças e adolescentes sobre o funcionamento do serviço e também sobre o prejuízo que o trote pode causar para as pessoas que realmente precisam do serviço.

“A Prefeitura aliou tecnologia e educação para o combate a essa prática e já temos este resultado positivo, com a diminuição dos trotes. A ideia é continuar com as ações nas escolas para que este percentual diminua ainda mais”, ressaltou a coordenadora do Samu 192 , Gracielle Gardênia. Caso as pessoas não saibam, trote é crime previsto no Artigo 266 do Código Penal. O infrator pode ser punido com detenção de um a seis meses, ou multa.

Leia também no VCN: