WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

hospital samur

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Construtora Dona Mirai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Tech: Novo beta libera chamadas de vídeo no Whatsapp do Android, mas serviço ainda falha

Recurso é bem similar ao FaceTime do iPhone e ao Skype. Porém ele não parece estar pronto para chegar a todos os smartphones ainda.

fonte_blogdomarcelo| Redação.BDM

O WhatsApp, que já havia liberado chamadas em vídeo na versão de testes (beta) do mensageiro para o Windows Phone na semana passada, agora trouxe a novidade para os celulares com Android.

Selecione o contato que deseja ligar e escolha a opção vídeo (Foto: Reprodução/ Aline Batista)

Na manhã desta terça-feira (25) apareceu a opção de telefonar com “voz” ou “vídeo” dentro do aplicativo. No primeiro teste que realizamos, usando dois smartphones conectados via Wi-Fi, a chamada ficou muito instável e não foi possível assistir à pessoa do outro lado da linha.

O recurso é bem similar ao FaceTime do iPhone e ao Skype. Ao menos neste primeiro momento, o recurso não parece estar pronto para chegar a todos os smartphones com o WhatsApp instalado, por meio de uma atualização. Em um dos celulares, nem sequer apareceu a opção de videochamada. Ao receber a ligação, iniciada por outra pessoa, também não foi possível ouvir o áudio; foi necessário colocar fones de ouvido para realizar a conversa. No outro telefone, o vídeo apareceu completamente prejudicado, com uma série de manchas verdes. O problema pode estar relacionado com o sistema de compressão de imagens – chamado de codec – que o WhatsApp vem usando para testar a funcionalidade.

Ao fim da ligação, o usuário pode avaliar a qualidade da chamada via WhatsApp. O aplicativo ainda pergunta se foi possível ouvir o interlocutor e se houve algum bug relacionado ao vídeo. Vale lembrar que, para testar o WhatsApp Beta no Android, é preciso habilitar uma opção especial dentro da Google Play Store, a loja de aplicativos do Google. O próprio celular vai instalar a versão de testes do aplicativo.

Chamada permaneceu instável e não era possível assistir quem estava do outro lado (Foto: Reprodução/ Aline Batista)

Caso o usuário não seja um testador, vai aparecer uma mensagem de erro informando que a chamada não pode ser concluída. “Não foi possível realizar a chamada. Joana precisa atualizar o WhatsApp para receber chamadas de vídeo”. Os aparelhos com o sistema da Apple (iOS) ainda devem esperar um pouco mais para receber a novidade, já que a versão de testes do WhatsApp só está disponível para Windows Phone e Android.

Vídeochamadas no Whatsapp

O WhatsApp ganhou uma atualização que levará videochamadas aos aplicativos que rodam no sistema Android. Uma versão piloto do programa com a nova função foi liberada nesta segunda-feira (24). Com a melhoria, o serviço instantâneo de bate-papo do Facebookpassará a competir com o “Messenger”, que também pertence à rede social, com o Skype, da Microsoft, e com o Duo, do Google. Para usar o recurso, o usuário tem de instalar a versão 2.16.318, diretamente do site do WhatsApp via programa de testes do aplicativo. Como o programa não é baixado a partir da Google Play, é preciso autorizar que o Android permita sua instalação.

Mensagem de erro para quem não possui a versão beta do aplicativo (Foto: Reprodução/ Aline Batista)

Antes de iniciar as chamadas de vídeo, é preciso ainda dar aval para que o app use o microfone e a câmera do celular. O funcionamento pleno do novo recurso tem alguns empecilhos. Caso o destinatário da chamada não tenha a nova versão do aplicativo, a ligação não será efetuada. Uma notificação surgirá avisando que a ação não é possível. As videochamadas já haviam sido liberadas, também em caráter de teste, para o Windows, da Microsoft. Uma vez liberados os testes, a atualização não deve demorar a chegar em caráter definitivo para o restante dos usuários do Android, Windows, bem como os de iOS, da Apple. Recentemente, o WhatsApp ganhou outras atualizações, como a de mandar desenhos e GIFs, além da de incluir emojis, textos e desenhos em fotos enviadas a contatos.

As videochamadas podem reforçar as rusgas entre WhatsApp e operadoras telefônicas, que já reclamavam de o aplicativo permitir ligações telefônicas. O argumento é que o serviço do Facebook usa números telefônicos, administrados pelas empresas, para liberar as chamadas, mas não arca com todas as exigências regulatórias junto à Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) que essas companhas têm de arcar. // G1 . TechTudo.

Leia também no VCN: