WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

hospital samur

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Construtora Dona Mirai

VCA Yah Kahakai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Conquista: Aplicativo Estacionamento Digital começa a operar na Zona Azul da cidade

Aplicativo permite comprar créditos e pagar por vagas virtualmente, através do celular.

Mudanças nos hábitos de quem circula pelo trânsito de Vitória da Conquista começaram a valer nesta terça-feira, 2, quando entrou em operação o novo sistema digital de gerenciamento das vagas para estacionamento na Área Azul. Trata-se do aplicativo “Estacionamento Digital”. Agora, o pagamento pelo uso das vagas pode ser feito de forma virtual, por meio do aparelho celular. Primeiro, é necessário que o usuário baixe o aplicativo, que já está disponível para download na App Store. Em seguida, ele deve se cadastrar, informando o número de seu celular e a placa do veículo. Aí, já será possível comprar créditos virtuais. Quando utilizar uma vaga, ele pode efetuar o pagamento através de seu aparelho (Android/Iphone) ou por meio do computador, sem precisar se deslocar até os monitores da Área Azul.

O pagamento poderá ser feito via cartão de crédito. Caso ainda prefira efetuar os pagamentos em dinheiro, o usuário pode fazê-lo diretamente com os monitores, ou nos pontos de venda que estarão distribuídos pela cidade.

Com o aplicativo, tanto o pagamento quanto o tempo de permanência em cada vaga serão monitorados virtualmente, por meio da placa do veículo. Os condutores também serão alertados periodicamente sobre o tempo de permanência no local e sobre a ocorrência de multas e infrações. O tempo de permanência na vaga, aliás, também passa a ser rotativo: se não for utilizado integralmente, será revertido em créditos, que poderão ser utilizados posteriormente, em qualquer outra vaga. Outra ferramenta é a possibilidade de visualizar, num “mapa” virtual, as vagas que estão disponíveis nos diversos locais da cidade.

Adaptação

O motorista Eduardo Burtet na manhã desta terça-feira, estacionou na Praça da Bandeira – onde estão situadas 292 das 2 mil vagas disponíveis para carros e motos em Vitória da Conquista. O agente da Área Azul fez seu pré-cadastro no sistema digital e o informou a respeito das mudanças. “Entendo que toda mudança que houver no município, que for em benefício de toda a população, é válida”, afirmou Burtet. “Fica mais flexível porque você não precisa estar indo na máquina. Você já chega ali, já tem o aplicativo, faz e sai. E você controla sua hora. Posso estar em qualquer local da cidade e continuo colocando crédito na vaga lá”.

Ao longo dos próximos dois meses, o novo sistema digital de estacionamento funcionará em conjunto com os parquímetros. Trata-se de um período de orientação e educação dos condutores sobre as novidades. Ao fim desse tempo, a ideia é retirar os aparelhos gradualmente. “É um período de adaptação para que a cidade possa usufruir de um novo equipamento digital. Uma tecnologia de ponta para facilitar a vida de todos e o ir e vir dentro da cidade”, observa o secretário municipal de Serviços Públicos e Transportes, Esmeraldino Correia. Ele destaca que Vitória da Conquista é a primeira cidade baiana a implantar o Estacionamento Digital. “É um ganho no sentido de democratizar, de agilizar”, assegura. // Secom . PMVC.

Leia também no VCN: