WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

secom agricultura para todos

embasa



camara vc cmvc

fainor

aky veiculos

natanael a honra do cla

Cultura: Abertura do Arraiá da Conquista consagra sucesso do evento, na edição deste ano

O evento foi inteiramente preparado para resgatar as raízes da festa de São João. A Vila Junina, onde foi montado o palco alternativo, trouxe para o público um ambiente rural, típico de um São João na roça.

Milhares de pessoas compareceram ao Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura na noite dessa quarta-feira, 21, para prestigiar o início do Arraiá da Conquista. O São João da cidade começou com muito forró arrasta-pé. No palco principal, Caetano Bonfim, Fulor do Cangaço e Rony Barbosa comandaram a festa. Além disso, o Trio Aconchego também animou o público no palco alternativo.

O prefeito Herzem Gusmão marcou presença no evento e destacou a expectativa para os próximos dias. “Nós esperamos uma grande festa, valorizando a prata da casa. A Prefeitura reduziu consideravelmente, em aproximadamente 60 a 70%, os gastos anteriores”, revelou. Além disso, falou sobre a tradição resgatada pela festa: “O povo gosta é exatamente disso, é do licor, do amendoim, de estar aqui confraternizando”.

A secretária municipal de Cultura, Tina Rocha, atribui o sucesso da festa ao empenho coletivo de diversas secretarias do Governo Mais Perto de Você. Para ela, a expectativa trazida pelo início do evento é a melhor possível: “Em primeiro lugar, estamos em uma quarta-feira, meio da semana, e a gente tem esse público espetacular para assistir artistas da cidade”.

A abertura do São João ficou por conta da Campainha de Dança Raízes do Nordeste. Unindo a dança contemporânea a outros ritmos, o grupo de atores e bailarinos apresentou um espetáculo com o tema “O sertão, a seca e a solução”, valorizando a cultura nordestina. “A gente buscou, através dessa tradição, trazer o que a nossa fé traz: a união para vencermos quaisquer que sejam os obstáculos do sertão, e vencer diante da cultura”, contou o líder do grupo, Pedro dos Santos Silva.

O Arraiá da Conquista foi inteiramente preparado para resgatar as raízes da festa de São João. A Vila Junina, onde foi montado o palco alternativo, trouxe para o público um ambiente rural, típico de um São João na roça. A decoração da Vila, assim como dos ambientes internos e externos do Centro Glauber Rocha, é assinada pelo artista plástico Arisson Senna. E para completar esse cenário, cerca de 130 comerciantes estiveram vendendo amendoim, canjica, quentão, milho cozido, licor e muitas comidas e bebidas típicas.

Para Nete Silva, que considera o São João a melhor festa do ano, o Arraiá da Conquista está aprovado. Acompanhada pelo esposo, Wesley, e pela filha de apenas um ano, a pequena Valentina, ela afirma que este é um evento para a família inteira aproveitar. “Todo ano a gente sempre vem. Eu estou achando muito legal, uma estrutura boa e um ambiente familiar”, disse. E completou: “Comida típica, o forrozinho, aí vem o frio, dançar agarradinho, é tudo de bom”.

Pela primeira vez prestigiando o São João da cidade, Marcos Barbosa e a esposa Viviane já estão fazendo planos para os próximos dias. “A festa está bonita, com presença marcante de todo mundo aqui, está de parabéns. Com certeza pretendo voltar os outros dias. O forró a dois é bom demais, em um frio desse, é bem aconchegante”, afirmou ele. // Secom . PMVC.

Leia também no VCN:

Pin It on Pinterest