Simulações confirmam 35% de economia, se comparados aos táxis. Usuários festejam estreia do serviço nas redes sociais.

Conforme antecipamos mais cedo, o Uber foi ativado oficialmente em Vitória da Conquista, na tarde desta quarta-feira (22). Usuários cadastrados no aplicativo receberam notificações por e-mail e SMS. Trinta minutos depois, os primeiros pedidos de corridas já podiam ser realizados. Ao baixar e instalar o aplicativo, o usuário faz sua autenticação através de um código enviado por SMS.

A partir de então ele já está apto a solicitar uma viagem. Na tela, aparece pequenos “carrinhos” indicando presença dos motoristas mais próximos. No campo “Para onde?”, o usuário digita o destino dentro do perímetro urbano. O Uber então traça uma rota e já informa o valor da corrida. O usuário autoriza e aguarda a chegada de um motorista. Em uma simulação, traçamos uma corrida entre a Av. Olívia Flores até a Rodoviária. O valor da corrida, na modalidade UberX ficou em R$11,19, contra os R$23 cobrados pelos táxis. Pagamentos podem ser feitos por cartão ou dinheiro, direto no app. Por enquanto, apenas a modalidade UberX está disponível. No futuro, outras modalidades “premium”, com preços maiores e carros melhores será disponibilizado.

Taxistas apreensivos

Dentre as principais vantagens para o passageiro está a não cobrança das “bandeiras”, ou seja, não existe um valor mínimo para o trajeto, começando zerado. O aplicativo funciona calculando o trajeto e de antemão avisa quanto custará. Geralmente, há uma economia de 35% em relação aos valores pagos em táxis. Enquanto a população experimenta o serviço festeja sua estreia, nas redes sociais, os taxistas, principais prejudicados pela implementação da Uber em Conquista, seguem relutantes em aceitar a empresa na cidade. As prefeituras de Salvador e Feira de Santana declaram que o serviço é ilegal e clandestino. A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista pode seguir pelo mesmo caminho, mas ao que parece o prefeito Herzem Gusmão Pereira é a favor da implementação do serviço no município. Com informações da Mega Radio.

Comentários

comments