WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

VÍDEO: Confusão entre taxistas e motoristas Uber em Porto Seguro. Família quase foi agredida

Confundida com Uber, família mineira viveu momentos de tensão. Taxistas perseguem serviço na cidade. Nesta sexta (1), carro do Uber foi apreendido pela Guarda.

Uma família de Belo Horizonte teve as férias interrompidas em Porto Seguro. Confundidos com motoristas e passageiros do UBER – um serviço de táxi solicitado por aplicado de internet-, os visitantes mineiros passaram por maus momentos na quinta-feira (30).

O psicólogo Renato Palhares, de 53 anos, contou que está na cidade – juntamente com a mulher, as duas filhas e duas amigas delas há mais de uma semana. A fim de conhecer os atrativos da terra do descobrimento, o grupo resolveu alugar um carro em uma locadora. Mas, no começo da tarde de quinta, na BR-367, enquanto levava as filhas ao aeroporto, o psicólogo começou a viver um drama. “Um grupo de taxistas, achando que eu era um motorista de Uber, interceptou nosso carro nas proximidades do Museu do Descobrimento. Eles começaram a chutar o veículo, nos agredir com xingamentos e a exigir que descêssemos. Foi horrível”, declarou o turista. Assista o incidente:



Segundo Renato Palhares, uma guarnição da Polícia Militar estava por perto, mas não teria tomado nenhuma atitude imediata, mesmo ele afirmando que era um turista.

“Somente algum tempo depois, os policiais nos escoltaram até o aeroporto, mesmo eu dizendo que queria ir para uma delegacia registrar a ocorrência. Depois que as meninas perderam o voo, eles nos levaram até a Delegacia do Turista, onde fiz uma queixa”, disse Renato. Mas o drama da família mineira ainda não havia acabado. Sem voo, eles voltaram para o hotel na orla norte. Desta vez, uma das filhas de Renato estava dirigindo. “Ao chegarmos ao hotel, outro grupo de taxistas apontou para o carro e começou a nos agredir novamente com palavras e danificar o veículo”, revolta-se Renato.

Diante da grave situação, os turistas tiveram que mudar de hotel. Foi preciso uma verdadeira operação de guerra para que eles trocassem de pousada. “Fomos levados em outro carro e ainda escondidos”, diz. Renato afirmou que, mesmo depois que as filhas voltassem para Belo Horizonte, na quinta, ele e a mulher pretendiam ficar mais alguns dias em Porto Seguro. Mas agora, sem clima, mudou de ideia. “Vamos sair hoje mesmo da cidade e não pretendemos voltar tão cedo”, finaliza.

Confusão entre Uber e taxistas

O Uber começou a funcionar em Porto Seguro na quarta-feira (29). No mesmo dia, os motoristas do aplicativo já começaram a ser confrontos pelos taxistas, que são contrários à implantação do serviço na cidade. Um carro de Uber chegou a ser apedrejado na BR-367. Na manhã desta quinta, houve mais confusão em frente ao um hotel e, no começo da tarde, um carro do Uber foi apreendido pela Guarda Civil, perto do aeroporto, com base em uma lei municipal – aprovada pela câmara no fim do mês, que proíbe esse tipo de serviço na cidade. No entanto, a lei ainda não foi sancionada pelo prefeito interino, Humberto Nascimento. O município tem 15 dias para vetar ou aprová-la. A reportagem ainda não conseguiu falar com a polícia e com as associações que representam os taxistas sobre as denúncias feitas pelos turistas.

Guarda civil apreende veículo do Uber

Um carro vinculado ao serviço de Uber foi apreendido pela Guarda Municipal em Porto Seguro, na tarde desta sexta-feira (1). O motorista chegou a ser levado para a delegacia. A apreensão aconteceu nas proximidades do aeroporto e foi acompanhada por dezenas de taxistas, que gritavam “fora Uber”. O serviço passou a operar na cidade na quarta (29). Assista:

Segundo as associações que representam os taxistas, a apreensão foi com base na lei municipal 1.403, aprovada pela Câmara de Vereadores no fim do mês, mas ainda não sancionada pela prefeitura. “O executivo tem 15 dias para vetar ou aprovar a lei, mas, de antemão, o município já se posicionou contra a proibição do Uber”, afirmou o chefe de Gabinete da prefeitura, Josemar Siquara. A Uber informou que as apreensões são indevidas porque o serviço prestado pelos motoristas parceiros da empresa não só encontra respaldo na legislação federal, mas ainda na própria Constituição. O secretário de comunicação da prefeitura de Porto Seguro, César Aguiar, informou que ainda há muita incerteza sobre a leitura dessas demandas.

“As alegações são de que a permissão está em vigor por se tratar de uma lei federal lida, votada e aprovada pela Câmara e pelo Senado da República. No entanto, a mesma lei diz que repassa aos municípios a legislação sobre o transporte público municipal como era antes”, diz o secretário. Aguiar reconheceu que a Guarda Municipal não deveria ter apreendido o carro do Uber e levado o motorista para a delegacia. A lei aprovada pelos vereadores de Porto Seguro não só proíbe o transporte de passageiros em veículos particulares cadastrados em aplicativos como o Uber, como também prevê uma multa de R$ 10 mil para o motorista ou empresa que forem flagrados prestando o serviço. As informações são do Radar 64.

Leia também no VCN: