WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

pel construtora

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Construtora Dona Mirai

VCA Yah Kahakai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

VÍDEO: Comerciante dá queixa por agressão de PMs. Um deles deu três tiros para o alto

Antes de colocar o homem dentro da viatura, um dos policiais atira três vezes para o alto. Ação aconteceu no bairro da Fazenda Grande do Retiro. Corregedoria apura denúncia.

Um comerciante do bairro de Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, foi agredido por policiais militares no próprio estabelecimento durante uma abordagem. Câmeras de segurança do local gravaram toda a ação e mostram os policiais agredindo e jogando o homem no chão, antes de algemá-lo. Em um segundo vídeo, gravado por moradores, um dos PMs atira para o alto antes de colocar o homem na viatura. Por meio de nota, a PM disse que os vídeos foram encaminhados à Corregedoria da Polícia Militar e que, se for o caso, será submetido à análise e apuração. Assista:



O G1 conversou com o comerciante Carlos Alberto Melo, de 40 anos, na manhã desta terça-feira (19), e ele disse que toda ação aconteceu no final da manhã de sexta (15). Carlos Alberto conta que, no momento da ação, um rapaz que lava o carro dele estava fazendo o serviço na frente do mercado. “Quando ele terminou o serviço, fez a volta e estacionou na frente da garagem. Nesse momento, veio a viatura da PM. Eles [policiais] chegaram e pediram o documento do carro ao rapaz. O menino virou para mim e pediu o documento. Na hora eu estava em uma ligação importante e não entendi direito. Aí eu perguntei se eles queriam ver o documento, que eu ia buscar”, relata Carlos Alberto. Conforme o comerciante, depois da pergunta, os policiais começaram a agir com violência. “Eles começaram a gritar, perguntaram se eu ia deixar eles esperando, se eu era algum advogado e me xingavam de ‘desgraça’ o tempo inteiro. Quando eu virei para pegar o documento, um deles me puxou e me agrediu, me deu um soco no rosto”, conta.

Câmeras de segurança mostram momento em que comerciante é agredido (Foto: Arquivo pessoal)

Depois de ser agredido pela primeira vez, Carlos Alberto entrou na loja na expectativa de que, ao ver as câmeras de segurança, os policiais parassem de agredí-lo. “Como já tinha tomado murro, entrei na loja pra ver se ele amenizava. Tentei conversar o tempo todo, falei que meu irmão também era policial, mas eles continuaram me xingando e gritando”, disse Carlos. Ainda dentro do mercado, os policiais jogaram Carlos Alberto no chão e tentaram algemá-lo à força. Ele foi detido e colocado na viatura. Momentos antes do comerciante ser colocado no veículo, um dos PMs que o algemou atirou três vezes para cima. “Ele estava tão transtornado que deu três tiros pra cima, na direção de uma escolinha que tem aqui no bairro. Agrediam verbalmente as pessoas que pediam calma, sempre chamando todo mundo de desgraça”, relembra Carlos Alberto.

Caso repercutiu nas redes sociais (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Ele foi levado para a delegacia da área. Segundo o comerciante, durante todo o percurso até a chegada da delegacia, os policiais inventavam coisas que ele não tinha feito. “Me levaram dizendo que eu era perigoso e que era matador. Eles registraram no BO [boletim de ocorrência] que eu agredi eles e que desacatei autoridade. Em momento nenhum houve isso. Não sei mais o que eles colocaram no BO sobre mim”. Depois disso, Carlos Alberto foi até a 4ª Delegacia de São Caetano acompanhado de familiares, onde registrou queixa contra os policiais. Carlos Alberto informou que o caso vai ser registrado na Corregedoria da PM ainda na tarde desta terça, porque o genro dele, que é advogado, só conseguiu ter acesso aos boletins de ocorrência na segunda (18).





GRUPO "2" NO WHATSAPP:
whatsapp.com
SIGA NOSSO INSTAGRAM:
instagram.com/vitoriadaconquistanoticias
SIGA NOSSO THREADS:
threads.net/@vitoriadaconquistanoticias
GRUPO FACEBOOK . PARTICIPE!:
facebook.com/groups/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TIKTOK:
tiktok.com/@blogdomarcelo
SIGA NOSSO TWITTER:
twitter.com/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TELEGRAM:
t.me/blogdomarcelo
ESTAMOS NO GOOGLE NOTÍCIAS:
news.google.com/vitoriadaconquistanoticias

Um homem que mora na região onde fica a loja de Carlos Alberto, e não quis ser identificado, disse ter ficado indignado com a ação da Polícia Militar. “Esse comerciante é querido por todos, é uma ótima pessoa! Ajuda muita gente no bairro”. Os vídeos da agressão tiveram repercussão nas redes sociais. Nos comentários de uma das postagens, outros moradores do bairro também repercutiram a história. “Fiquei chocado! Esse cara é uma das melhores pessoas que conheço! Um amor de pessoa e justamente com ele uma m… dessa que trata a todos com educação e respeito! Fiquei extremamente triste com esse fato! Certos policiais são a vergonha da polícia, deveriam ser excluídos da corporação!”, escreveu um deles. “Falta de respeito e falta de preparo desses policiais pra que tudo isso. Querer desmoralizar um pai de família no seu estabelecimento”, comentou outro. Em nota enviada pela PM, a corporação explica que apura o comportamento de policiais que fogem à técnica da instituição. Confira: “O vídeo foi encaminhado para a Corregedoria da PM a fim de ser submetido à análise e apuração, se for o caso. A Polícia Militar apura com rigor todo comportamento policial militar que fuja à técnica, pois casos isolados não podem comprometer o bom desempenho de toda a tropa, muito menos macular toda Instituição.”

Leia também no VCN: