WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc abring

diamantina toyota





safernet br
tivic

fainor

aky veiculos

natanael tocoto

Sudoeste: Ituaçu sediou o IV Encontro Nordestino de Espeleologia. Veja as fotos

Evento teve o apoi da Prefeitura Municipal de Ituaçu e da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).

Aconteceu em Ituaçu de 28 de Junho a 1 de julho, o IV Encontro Nordestino de Espeleologia. Evento que contou com a participação de Espeleologos, cientistas de diversas regiões do Brasil em especial do Nordeste. Tema como tema nessa edição: Preservação e Conservação dos Ambientes Cársticos. O evento contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), União Internacional de Espeleologia (UIS) e da Prefeitura Municipal de Ituaçu, através da Secretaria de Turismo. Foi uma realização do GAE (Grupo Araras de Espeleologia) em conjunto com Grupo Espeleonordeste. Teve como programação.

Dia 28, abertura contou com a presença de diversas autoridades entre elas o presidente da SBE Fred Lott, o prefeito de Ituaçu Adalberto Luz, diversos secretários municipais de Ituaçu, detre eles o secretário de Turismo Matheus Nascimento, além de Espeleologos de todo o Brasil. A abertura das palestras ficou por conta do Professor de Geologia UFBA Sr. Ricardo Fraga que tratou o tema: Gestão da geodiversidade em terrenos cársticos em uma brilhante apresentação. Ficou exposto em todos os dias do evento uma extraordinária coleção de carbureteiras bem como banners com imagens de cavernas do Rio Grande do Norte, coleção de Sollon Almeida. Dando sequência o professor de Paleontologia Sr. Mário Dantas, em sua apresentação discorreu sobre os megamamíferos extintos na Chapada Diamantina , relatou os trabalhos desenvolvidos junto com o Grupo Araras com fósseis encontrados em Ituaçu, dentre eles um Ratão do Banhado datado de 22 mil anos. Fechando as palestras do primeiro dia a Professora do Núcleo subterrâneo da UFSCar. Sra. Maria Elina Bicuette com o tema; Biologia subterrânea, tratou da biodiversidade cavernícola da Chapada Diamantina, em especial da fauna cavernícola de Ituaçu, onde relatou a grande potencialidade de endemismo nas cavernas de Ituaçu. Finalizando o primeiro dia teve a travessia da Gruta da Mangabeira, caverna de singular beleza que deixou a todos que fizeram a travessia, extasiados com tamanha beleza.



O segundo dia (29) O historiador e arqueólogo Daivisson Santos, apresentou a palestra sobre Arqueólogia, história e memória do cárste, tratou das memórias e a arqueologia de Ituaçu, relatando trabalhos desenvolvidos em Ituaçu, com parceria entre a prefeitura municipal e o Grupo Araras. Na sequência foi o momento de debates e troca de conhecimentos e técnicas entre os vários grupos de Espeleologia que se fazia presente e representados no evento. Fechando o dia expedição nas grutas do Bode e Parafuso.

No terceiro dia (30) Foram oferecidos 3 minicursos simultaneamente; Introdução e conceitos básicos de Paleontologia com o Professor Mário Dantas; Introdução e conceitos de Arqueologia, numa visão do cárste ministrado pelo professor Elvis Barbosa – UESC e minicurso de introdução à Espeleologia Voltado exclusivamente para os professores ministrado pelo professor Heleno Macedo – UFS. Finalizando com Expedição na gruta do Pé do morro.

Quarto dia, 1 de Julho, Minicurso; Caracterização geomorfológica do carste, ministrada pelo prof. Ricardo Fraga, Professor da UFBA. Finalizando o IV ENE com o Caverna no Buteco (Salve Salve o jabutiça ), onde tivemos a felicidade de apreciar a palestra de Celso Ximenes, tratando das histórias dos eventos anteriores e planejamento para os que virão. Momento de grande diversão e integração entre todos os participantes do IV ENE. O GAE, ficou extremamente feliz com a realização deste evento que é uma mola propulsora no desenvolvimento da espeleólogia ituaçuensse.



Comentários

comments

Leia também no VCN: