WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
mrv 2

PMVC

ftc
safernet br
diamantina

aky veiculos

natanael tocoto

Tech: Entenda um pouco melhor as chamadas VOIP e suas vantagens

São chamadas feitas através de protocolos de internet (IP), então, se você já fez uma ligação por Whastapp ou por Skype, por exemplo, realizou uma chamada VoIP.

Você não faz a menor ideia do que é a chamada VoIP? O nome é meio estranho mesmo, mas o conceito é muito simples. São chamadas feitas através de protocolos de internet, então, se você já fez uma ligação por Whastapp ou por Skype, por exemplo, pode não saber, mas já fez uma ligação do tipo VoIP. Com o avanço das tecnologias, ficou muito mais viável e barato fazer ligações através da internet. Muitas empresas têm optado, inclusive, pela pabx na nuvem. Esse conceito também parece um pouco difícil, mas sabe quando você liga em uma empresa e eles te transferem para outro ramal?

Pois é, isso acontece, geralmente, porque uma empresa tem diversos departamentos, e, ao invés dela ter várias linhas telefônicas, ela só divide as chamadas telefônicas sem precisar, no entanto, comprar novas linhas telefônicas. O PABX na nuvem é uma central de ramais, só que realiza as suas atividades na nuvem, isto é, na internet.

O que é chamada VOIP

VoIP é a sigla de Voz sobre Protocolo de Internet e é uma tecnologia que já existe desde os anos 1990. No entanto, começou a ser bastante utilizada muito recentemente, com o desenvolvimento da banda larga. O Skype já oferecia esse serviço desde 2003. Mas foi o Whastapp que popularizou em definitivo as ligações VoIP com as suas chamadas de áudio e vídeo no próprio aplicativo. O serviço começou a ser oferecido no Brasil em 2015. Basicamente, a chamada VoIP transforma um dado analógico (voz) em um dado digital, que pode ser transmitido pela internet. Por isso que se diz que a transmissão de voz é por Protocolos de Internet (IP).

O que é necessário para as chamadas VoIP

Para realizar uma chamada VoIP, basicamente, o que você precisa ter acesso à internet rápida de banda larga.  Se for por smartphone e você não estiver conectado a uma rede wi-fi, precisará de um pacote de dados móveis.

• Smartphones

Para fazer uma VoIP no seu celular é preciso, primeiramente, ter um smartphone. Os celulares mais antigos não conseguem desempenhar essa atividade. Além disso, você vai precisar baixar softphones ou aplicativos que tenham essa função. Whatsapp e Skype, como já dito, são dois dos mais tradicionais.

• Telefones

Engana-se quem pensa que não é possível fazer uma ligação VoIP através de um telefone comum. Se você quiser usar o seu aparelho, certamente, vai precisar de um adaptador chamado ATA (Adaptador Telefônico Analógico). O ATA transforma o próprio telefone em IP, ou seja, ele faz com que o seu aparelho analógico funcione também como um emissor de sinal digital.

• Telefone IP

O mercado já oferece, no entanto, telefones IP, aparelhos já preparados para ter conexão com a internet, fazendo, portanto, ligações do tipo VoIP, além das tradicionais analógicas (de linha para linha).

• Computadores

No computador também é possível fazer as chamadas. Inclusive, o VoIP começou assim com o software Skype que, inicialmente, só estava disponível para PC. A regra para smartphones serve para os computadores, ou seja, basicamente, você precisa de acesso à internet e um software próprio para a função.

Chamadas internacionais

Se você está se preparando para uma viagem internacional e já está preocupado com os possíveis encargos telefônicos, pode se tranquilizar. As chamadas VoIP são ótimas alternativas para economizar. Tendo o aplicativo instalado em seu celular e o acesso à internet (pacote de dados ou wi-fi), você pode fazer ligações internacionais sem se preocupar com os preços exorbitantes em sua fatura. Fique atento, no entanto, quanto ao chamado roaming internacional, que inclui os minutos de ligação e o pacote de dados. Vale conferir junto à sua operadora de telefonia celular como funciona o roaming internacional, pois, geralmente, os preços são mais salgados.

PABX

PABX é a sigla de Private Automatic Branch Exchange, que, em português, significa Central Automática de Ramais Privados. Basicamente, é uma central telefônica particular que realiza a distribuição das ligações recebidas para a rede de aparelhos de telefonia de uma empresa. Se você tem uma empresa e quer profissionalizar o atendimento telefônico, pode optar pelo sistema PABX. Mas se engana quem pensa que esse sistema é só para grandes empresas. Até mesmo pequenas companhias, com poucos funcionários, podem se valer dessa operacionalidade.

PABX na nuvem

O mercado já tem oferecido o PABX na nuvem, que nada mais é do que o gerenciamento desse sistema de ramais inteiramente na internet.

Vantagens

Uma das grandes vantagens dessa integração é a redução de custos, já que os sistemas de internet e de telefonia ficam interligados. Outro benefício é a maior produtividade para a sua empresa, já que, através da nuvem, é possível acessar o servidor de qualquer ponto.



Leia também no VCN:
error: Você não tem permissão para copiar conteúdo ou visualizar a fonte.