WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
nova mrv

PMVC

FTC



safernet br
diamantina

fainor

novo horizonte

aky veiculos

natanael falar e arte

Caso Neymar: Galvão Bueno e Casagrande intercedem para Globo não demitir Mauro Naves

Repórter foi afastado após agir nos bastidores do caso de “estupro” envolvendo o atacante, sem comunicar à direção de jornalismo da emissora.

A situação de Mauro Naves na Globo é mais do que complicada. O afastamento tem grande chance de ser permanente. Ou seja, depois de 31 anos de emissora, pode deixar a emissora carioca. Mas ele não está sozinho. Tem defensores importantes. A questão levantada pelo site Notícias de TV é muito relevante. Ele não apenas teria passado o telefone do pai de Neymar para o primeiro advogado de Najila Mendes, mas tentado intermediar um acordo entre as partes.



Para que não houvesse a denúncia de estupro e agressão. Mauro tem anos de amizade com o pai de Neymar. Nunca escondeu isso dos outros jornalistas. A relação sempre foi explícita. Na cobertura dos jogos da Seleção era nítida a proximidade dos dois. Tomando café, conversando, lanchando nos hotéis que o Brasil se hospedava. Nada era escondido. Mauro também conhece José Edgard da Cunha Bueno Filho. Além de advogado de Najila, ele é um dos sócios da rede de restaurantes Paris 6.

No menu do Paris 6 existe, por R$ 47,00, a entrada Iscas de Peixe “Mauro Naves”, em homenagem ao jornalista esportivo. No restaurante também há o Petit Gateau “Neymar”. Parte do arrecadado com a sobremesa vai para o Instituto Neymar. Irônica coincidência. De acordo com a publicação do portal, Mauro soube de toda a situação e buscou a aproximação dos dois amigos, que foi rejeitada pelo pai de Neymar, que chamou de extorsão o fato de José Edgar tentar pedir uma indenização a Najila por danos morais, no dia 29 de maio. Por ter sido supostamente agredida pelo jogador. Segundo José Edgar, a acusação era apenas agressão. Neymar pai se negou a pagar.

Resultado de imagem para mauro naves neymar

Diante da negativa, dois dias depois, Najila formalizou o Boletim de Ocorrência contra Neymar. De estupro no dia 15 de maio, em Paris. Nas várias entrevistas que deu, o pai de Neymar acabou contando que não foi ele que entrou em contato com José Edgar. E sim o advogado. Ele telefonou para o seu celular porque Mauro passou o número. A Globo anunciou o afastamento oficial do seu principal repórter de futebol no Jornal Nacional. Situação que estava mais para despedida do que afastamento:

“O Jornal Nacional publicou ontem a carta aberta divulgada pelos ex-advogados da mulher que acusa Neymar de estupro. Eles afirmam na carta que a reunião que fizeram com os advogados de Neymar foi feita a convite do pai do jogador. Hoje, em nota [enviada à TV Globo], o pai de Neymar desmentiu essa afirmação, disse que foi o advogado José Edgard Cunha Bueno que o procurou solicitando a reunião e que José Edgard obteve o contato dele por intermédio do repórter Mauro Naves, na quarta-feira da semana passada. O repórter confirma as afirmações da nota do pai de Neymar, mas somente hoje relatou a Globo sua participação no episódio. Em sua defesa, Mauro Naves explicou que se limitou a repassar os contatos de pai de Neymar ao advogado, a quem já conhecia, porque esperava conseguir a história com exclusividade e que, quando o assunto se tornou público, avaliou que sua participação não teria relevância. Mauro Naves é um excelente profissional, com grandes contribuições ao jornalismo esportivo da Globo. Mas há evidências de que suas atitudes neste caso contrariaram a expectativa da empresa sobre a conduta de seus jornalistas. Em comum acordo, o repórter Mauro Naves deixará a cobertura de esportes da Globo até que os fatos sejam devidamente esclarecidos.”

O motivo alegado: Mauro ter passado o telefone do pai de Neymar para José Edgar. Saber da situação e não comunicar à emissora. Além da denúncia do Notícias da TV, que Mauro tentou amarrar um acordo entre os amigos para acabar com o caso, há outra situação que irritou demais a cúpula de emissora carioca. Assim que não deu certo a tentativa de acordo, emissoras como a Record tiveram acesso a vários furos neste complicado caso. A Globo, não. Sempre correu atrás, apenas repercutindo. Isso tem um peso decisivo contra Mauro Naves. Pela abertura que tinha com os dois lados, executivos da emissora acredita que ele poderia ter notícias exclusivas e, em primeira mão, com direito a exclusivas do pai de Neymar e do advogado. No entanto, Mauro, tem muitos defensores importantes na Globo. Pelos 31 anos de serviços prestados. Galvão Bueno, com quem tem uma relação fraterna, é um mais ativos defensores. Assim como o comentarista Walter Casagrande.



“O Mauro Naves é muito meu amigo, um repórter fantástico, divertido e me ajudou muito na minha ressocialização, o meu carinho por ele e pela família dele é muito grande, tenho certeza que tudo se resolverá logo. Bj Mauro!”, postou Casagrande, com direito a uma foto do jornalista no seu Instagram. Mauro está fora da cobertura da Copa América, que faria cobrindo a Seleção Brasileira, como faz há pelo menos 20 anos. E segue no aguardo de uma decisão definitiva. O quadro atual é ruim. Ele tem um dos maiores salários entre os repórteres esportivos da emissora carioca. Em crise financeira, ela já diminuiu pela metade o salário da maior estrela do seu esporte, Galvão Bueno. A falta da maior parcela de publicidade dos órgãos públicos federais, situação que também durou décadas, e mudou recentemente, contribuiu para a redução dos gastos com jornalistas experientes. Inclusive com a dispensa de alguns.

Mauro Naves

Os defensores de Mauro seguem insistindo que a cúpula da emissora use o afastamento da Copa América como advertência, reprimenda. Mas há forte insatisfação de executivos importantes. Fosse qualquer outro repórter a demissão já teria ocorrido. Seria imediata. Mauro, ou ‘Presidente’, como é chamado dividiu a emissora. Ele não está só afastado da Copa América. Está fora da cobertura de esportes da emissora. Por um período, a princípio, indeterminado. Mas a definição sobre seu futuro não será demorada… // Por Cosme Rímoli . Portal R7.

Leia também no VCN:
error: Você não tem permissão para copiar conteúdo ou visualizar a fonte.