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Bahia: Idosa que teve benefício bloqueado morre ao ser obrigada a ir ao posto do INSS

Gildete Rosalina de Jesus passou mal assim que o carro em que estava parou no estacionamento do órgão, na manhã desta quarta (21).

Uma idosa de 78 anos morreu em frente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no centro de Porto Seguro, na manhã desta quarta-feira (21). Segundo apurou a reportagem do Radar 64, Gildete Rosalina de Jesus passou mal assim que o carro em que estava parou no estacionamento do órgão. Uma equipe do SAMU atestou o óbito. Conforme a informação, a idosa, que era moradora da Agrovila, zona rural do município, precisou ir ao INSS após sua aposentadoria ser bloqueada há cerca de quatro meses.



Após várias tentativas e entregas de documentos nos últimos meses, os familiares relataram que tiveram que levar a idosa, mesmo com problemas de saúde, ao INSS. “O INSS demorou muito até descobrir que a aposentadoria havia sido bloqueada pela falta no número do NIS. Então, mesmo acamada, tivemos que levá-la para entregar um novo documento, o que mostra uma falta de respeito com o idoso”, disse a nora da vítima, Eusení Borges. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal para que uma autópsia aponte a causa da morte.

INSS alega que NIS da idosa foi emitido há 1 mês

Diante da repercussão da morte da aposentada Gildete Rosalina de Jesus, 78 anos, em frente à agência do INSS, em Porto Seguro, na manhã desta quarta-feira (21), a reportagem do Radar 64 entrou em contato com a gestora do Cadastro Único de Porto Seguro, Suelen Lacerda, para obter mais informações sobre o caso. Ela informou que o Número de Identificação Social (NIS) da idosa foi disponibilizado ao filho dela – que tinha uma procuração para responder pela mãe – no dia 30 de julho. De acordo com a gestora, desde a data citada, o filho poderia ter apresentado ao INSS o número do NIS, que era necessário para o desbloqueio da aposentadoria. O benefício havia sido bloqueado há cerca de quatro meses, conforme informaram familiares da vítima.

Segundo a informação, após o bloqueio do benefício, a família foi até o banco, INSS e Secretaria de Assistência Social na tentativa de resolver o problema, já que a idosa era acamada, pois não estava conseguindo se locomover devido problemas de saúde e necessitava do dinheiro para arcar com os gastos pessoais. A gestora do CadÚnico orientou os beneficiários do programa sobre a emissão do NIS. “Procurem a Secretaria de Assistência Social do seu município para incluir esse NIS no Benefício de Prestação Continuada (BPC), conhecido também como aposentadoria por idade, para que não ocorra o bloqueio. Em Porto Seguro, o NIS é disponibilizado em apenas 24 horas”, esclareceu Suelen Lacerda. // Radar 64.

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