WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Construtora Dona Mirai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Tristeza: Casal de idosos morre no mesmo final de semana, deixando 80 cães e gatos em casa

Acumuladores compulsivos dividiam a casa com dezenas de animais. Idosos morreram no mesmo fim de semana em decorrência de problemas de saúde.

Familiares, vizinhos e amigos do casal de idosos Carlos D’Aguiar, 79 anos, e Terezinha de Jesus D’Aguiar, 85, buscam uma saída para abrigar e cuidar de cerca de 80 cães e gatos deixados no quintal da casa deles, em Salto de Pirapora (SP), após o casal morrer neste mesmo fim de semana. Juntos há mais de 40 anos, o casal era acumulador compulsivo e recolhia animais abandonados nas ruas, resultando em cerca de 60 cães e 20 gatos abrigados, agravando as condições de higiene e de moradia da casa. Carlos morreu no sábado (16) e Terezinha, no domingo (17).



Nos últimos dias, o casal estava abrigado na casa de José Aldo Fernandes Ramos, vizinho e dono de um supermercado próximo, que os acolheu pelos problemas de saúde. Ele conta que nos últimos dias, Terezinha estava debilitada e acamada. “Me comovi com a situação e os hospedei em casa por três meses. O Seu Carlos tinha problemas de coração, já a Dona Terezinha ficou fragilizada pela idade. Eles acumulavam muitas coisas e abrigavam muitos materiais. A casa acabou ficando inabitável”, comenta José Aldo.

Quatro caçambas e dois caminhões de entulho foram removidos do local, em Salto de Pirapora — Foto: Marília Moraes/G1

A prefeitura da cidade foi acionada no começo de novembro para uma limpeza na casa dos idosos, que tinha sujeira, fezes e mal cheiro. Segundo o vizinho, foram retirados quatro caçambas e dois caminhões de entulho e lixo acumulado, mas os 80 animais permaneceram. Doações de ração sustentam os cães e gatos enquanto um destino não é definido. A sobrinha do casal, Pâmela Aguiar, conta que os cães abandonados sempre foram bem tratados, mas após o casal ficar debilitado, a situação saiu de controle. “Meus tios não foram abandonados, mas eles se isolaram em uma ‘bolha’. Não aceitavam visitas, quando fomos ver, com eles já doentes, a casa estava neste estado”, conta.

Animais permanecem sem destino após a morte dos donos — Foto: Witter Veloso/TV TEM

A esperança agora para os familiares e vizinhos é que os animais sejam destinados para algum local, através de ajuda e adoções, que pretendem iniciar uma ação. Ao G1, o médico veterinário da Prefeitura de Salto de Pirapora, João Rubens, conta que toda assistência médica e alimentícia será feita aos animais pela prefeitura, porém, não há espaço para abrigá-los em um canil público. “Não temos espaço para abrigar tantos animais. Nos comprometemos em ajudar com eventuais problemas de saúde e doar ração, mas no momento, não temos como abrigar”, conta. No local, houve canibalismo entre alguns cães, mas o veterinário esclarece que não é por falta de alimento, e sim por questão da organização de bandos entre animais. “Eles se organizam em grupos, e pode ser que um grupo ataque o outro por algum desentendimento, acontecendo de um comer outro”, conta.

Casal de idosos morre no mesmo fim de semana e deixa 80 cães e gatos em casa — Foto: Arquivo Pessoal/Pamela Aguiar

Morte no mesmo fim de semana

A sobrinha Pâmela conta que o casal estava junto há mais de 40 anos. Segundo a parente, a tia morreu no domingo sem saber que o companheiro de longa data faleceu um dia antes. O vizinho José Aldo se comoveu ao relembrar os últimos meses deles. “Visitei a casa deles e vi que não tinha condições de deixá-los lá. Os cachorros subiam até em cima da mesa da cozinha e dividia comida com eles. Era impossível entrar na casa de tanta sujeira, então, os trouxe pra casa”, conta. José Aldo conta que achou estranho quando Carlos não atendeu as ligações sábado pela manhã, e o encontrou já sem vida na casa dele, onde estava hospedado. Terezinha foi encaminhada à Santa Casa de Salto de Pirapora por causas desconhecidas, onde morreu logo em seguida, no domingo (17). “Nossa família arrumou uma casa para eles morarem, mas eles não aceitaram, preferiram ficar onde estavam. O sonho deles era de dar um destino bom aos animais, pois eles tinham um grande coração”, conta a sobrinha. // G1.





GRUPO "2" NO WHATSAPP:
whatsapp.com
SIGA NOSSO INSTAGRAM:
instagram.com/vitoriadaconquistanoticias
SIGA NOSSO THREADS:
threads.net/@vitoriadaconquistanoticias
GRUPO FACEBOOK . PARTICIPE!:
facebook.com/groups/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TIKTOK:
tiktok.com/@blogdomarcelo
SIGA NOSSO TWITTER:
twitter.com/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TELEGRAM:
t.me/blogdomarcelo
ESTAMOS NO GOOGLE NOTÍCIAS:
news.google.com/vitoriadaconquistanoticias



Leia também no VCN: