WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

Coronavírus: Médica que sugeriu soro da imunidade para prevenção pode ser processada

Em vídeo publicado em rede social, Isabella Abdalla relacionou tratamento ao Covid-19. Ministério Público investiga suspeita de propaganda enganosa. Defesa diz que ela foi mal interpretada.

O Ministério Público de Ribeirão Preto (SP) instaurou um inquérito civil para investigar se a médica Isabella Abdalla promoveu propaganda enganosa ao postar um vídeo em que aparece relacionando a aplicação de um soro de imunidade ao novo coronavírus. Segundo a Promotoria de Defesa do Consumidor, na postagem, Isabella sugere que o tratamento imuniza pacientes contra o Covid-19.



A divulgação causou polêmica na internet e teve repercussão negativa. De acordo com o advogado da médica, Abrahão Issa Neto, ao fazer a publicação, Isabella não teve intenção de associar o soro a qualquer tipo de remédio capaz de evitar o contágio. O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) informou que a conduta da médica será alvo de uma sindicância.

Suposta propaganda

Em um dos vídeos, Isabella Abdalla mostra gestantes recebendo o soro endovenoso de imunidade. O produto ao qual a médica se refere tem vitaminas e substâncias antioxidantes. “Gente, essa turma minha de gestante está uma mais maravilhosa que a outra. Todo mundo tomando soro para imunidade, ‘né’? Ficar imune do corona”, afirma. Em outro vídeo, Isabella afirma que as pessoas “estão desesperadas” com o Covid-19 e que há uma alta procura pelo soro. No fim da gravação, ela diz que vai oferecer o produto também para quem não é paciente.

Resultado de imagem para médica Isabella Abdalla

“Galera, o pessoal está desesperado por conta do coronavírus. Meus pacientes estão vindo bastante fazer o soro para imunidade. Eu aconselho fazer porque é um soro que a absorção é 100% dos nutrientes. Eu coloco doses altas de vitaminas para imunidade e antioxidantes. Então, vale muito a pena fazer e realmente eu estava pensando nisso, estou tendo muita pergunta no Instagram, de abrir esse soro para todo mundo, para quem não é paciente, e eu acho que é legal”. A médica Isabella Abdalla diz que há uma grande procura por soro da imunidade por medo do coronavírus — Foto: Reprodução/InstagramA médica Isabella Abdalla diz que há uma grande procura por soro da imunidade por medo do coronavírus — Foto: Reprodução/Instagram

A médica Isabella Abdalla diz que há uma grande procura por soro da imunidade por medo do coronavírus — Foto: Reprodução/Instagram

A médica Isabella Abdalla diz que há uma grande procura por soro da imunidade por medo do coronavírus — Foto: Reprodução/Instagram Para o promotor Ramon Lopes Neto, Isabella pode ter agido de maneira oportunista, porque não há conhecimento sobre um medicamento disponível no mercado com evidência científica que possa evitar o contágio do coronavírus. “O Ministério Público se preocupa se pessoas aproveitando esse momento de incerteza, de pavor, até de pânico de algumas pessoas, tenham proveitos econômicos indevidos”, diz.

Mal entendido

De acordo com a defesa, Isabella foi mal interpretada ao publicar o vídeo. Issa Neto afirma que não houve intenção de promover uma cura milagrosa. “Nós sabemos que o mundo inteiro está procurando uma prevenção para o coronavírus. Eu repito que o objetivo dela foi único e exclusivamente o de informar sobre a necessidade de manter o sistema imunológico fortalecido”, diz o advogado. Por causa da repercussão, Isabella chegou a inativar os perfis em duas redes sociais. No domingo (15), ela reativou a conta no Instagram e publicou um vídeo de esclarecimento, em que nega ter dito que o soro poderia curar, prevenir ou tratar o coronavírus.

Resultado de imagem para médica Isabella Abdalla

Ela diz ainda que corrobora com a nota divulgada pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) de que não há evidência científica do tratamento. “Em momento algum do vídeo, vocês podem ver no vídeo, eu citei a palavra que o soro poderia curar, poderia prevenir ou poderia tratar o coronavírus. O soro ele nada mais é que um conjunto de vitaminas e antioxidantes que pode melhorar o seu sistema imunológico”. A nota divulgada pela Abran diz que o uso de soroterapia endovenosa para prevenção de doenças infectocontagiosas não parte de protocolos da nutrologia. “Não há nenhuma evidência científica de que a infusão de soros, com qualquer dose de vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes ou outros nutrientes, tenha efeito preventivo contra o novo coronavírus”.

Sem especialidade

A associação informou ainda que Isabella realizou um curso de pós-graduação para atuar como nutróloga em 2015, mas que não fez prova de título para exercer a atividade. Portanto, ela não é habilitada para a especialidade. O site do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que o CRM dela está em situação regular, mas não há especialidades registradas. Nesta segunda-feira (16), Isabella alterou a apresentação de seu perfil no Instagram. Ela retirou as informações sobre a pós-graduação em nutrologia e publicou que é médica. De acordo com a defesa, Isabella é clínica geral. // G1.

Médica de Ribeirão Preto (SP) Isabella Abdalla publicou vídeo para se posicionar sobre o caso — Foto: Reprodução/Instagram





GRUPO "3" NO WHATSAPP:
whatsapp.com
SIGA NOSSO INSTAGRAM:
instagram.com/vitoriadaconquistanoticias
SIGA NOSSO THREADS:
threads.net/@vitoriadaconquistanoticias
GRUPO FACEBOOK . PARTICIPE!:
facebook.com/groups/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TIKTOK:
tiktok.com/@blogdomarcelo
SIGA NOSSO TWITTER:
twitter.com/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TELEGRAM:
t.me/blogdomarcelo
ESTAMOS NO GOOGLE NOTÍCIAS:
news.google.com/vitoriadaconquistanoticias



Leia também no VCN: