WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc dengue

secom app covid





safernet br
diamantina

fainor

aky veiculos

uber eats

natanael tocoto

Saúde: Sesab deve extinguir centrais de regulação em Itabuna e Conquista, e demitir 80

Segundo o Blog Pimenta, demitidos são o pessoal de apoio, enfermeiros e médicos que atuam na regulação de vagas e procedimentos de alta complexidade.

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, teria decidido pelo fechamento das centrais de regulação de leitos do SUS no interior do Estado. Somente em Itabuna e em Vitória da Conquista, a estimativa é de que a decisão resulte em desemprego de quase 80 funcionários, entre pessoal de apoio, enfermeiros e médicos que atuam na regulação de vagas e procedimentos de alta complexidade na rede pública de saúde.



Além do flagelo social em tempo de pandemia do novo coronavírus, a decisão também afetará a qualidade do serviço prestado pela Sesab na área de alta complexidade. Por decisão de Vilas-Boas, conforme fontes, todo o atendimento às regiões atendidas pelas centrais (sul e sudoeste) será feito por médicos em Salvador. A decisão de centralizar a regulação na capital baiana mostra desconhecimento do fluxo regulatório do SUS por parte do comando da secretaria, na avaliação de fonte consultado pelo site. “É o SUS ainda mais distante do cidadão”.

Prejuízo

Conforme uma outra fonte, a decisão de acabar com as regionais de regulação era projeto de Fábio Vilas-Boas desde o início do primeiro governo de Rui Costa, mas deputados e o ex-secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, reagiram, abortando a ação. Na semana passada, um erro de comunicação entre Salvador e a central de regulação em Vitória da Conquista teria feito Vilas-Boas tomar a decisão de, agora, num dos momentos mais críticos da saúde no país – em plena pandemia da covid-19, acabar com as centrais. “Quem conhece a rede de saúde na Bahia, sabe que essa decisão será prejudicial ao sistema, algo que só adota quem pouco conhece de saúde pública”.

Sesab realiza inspeção surpresa na Central Estadual de Regulação ...

Por meio de uma rede social, o Blog Pimenta perguntou ao secretário Fábio Vilas-Boas, por volta das 19h50min, se procedia a informação de que ele havia decidido pelo fim das centrais de regulação regionais. Até as 21h34min, ele não havia respondido. Antes, o site manteve contato com a Assessoria de Comunicação da Sesab. Um dos profissionais informou que se existia projeto de centralização da Regulação em Salvador, o secretário não havia informado ao setor, o que poderá ocorrer amanhã. Os profissionais de saúde contratados para as centrais regionais de regulação foram informados que as demissões serão oficializadas nesta terça (7). A comunicação será enviada aos profissionais por email. // Blog Pimenta.



Comentários

comments

Leia também no VCN: