WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia






safernet br
diamantina

fainor

aky veiculos

uber eats

natanael tocoto

Avançar ou retroceder: Entenda as 5 fases da reabertura do comércio de Conquista

A manutenção do funcionamento das atividades econômicas está vinculada diretamente ao monitoramento do crescimento dos casos de coronavírus no município.

As atividades econômicas em Vitória da Conquista estão retornando de forma coordenada, organizada e gradual, com protocolos de segurança específicos para cada segmento. Nessa segunda-feira (1º), começou a primeira das cinco fases da reabertura. Os estabelecimentos comerciais e os shoppings centers voltaram a funcionar de segunda a sexta-feira, seguindo as medidas básicas e as recomendações sanitárias, de acordo o tipo de atividade e público atendido, a fim de trazer mais controle e efetividade para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Veja abaixo as cinco fases de retomada:



Monitoramento

A manutenção do funcionamento das atividades econômicas está vinculada diretamente ao monitoramento do crescimento dos casos de coronavírus no município. “Levamos em consideração o risco sanitário e o potencial de aglomeração e permanência prolongada de pessoas e ainda análise dinâmica e sistemática dos dados epidemiológicos divulgados oficialmente por meio de Boletins. Caso haja aumento fora dos parâmetros de segurança, nós reuniremos o Comitê de Crise e o Comitê Institucional para que se discuta um possível fechamento do comércio não essencial ou recue em alguma fase de reabertura”, ressaltou o coordenador do Comitê Gestor de Crise e secretário de Administração, Kairan Rocha.

Segundo o último boletim, divulgado em ontem (01), a taxa de ocupação dos leitos clínicos estava em 10,9%, sendo que não havia nenhum paciente residente de Vitória da Conquista entre eles. Já a ocupação dos leitos de UTI estava em 54%, sendo 10% de Vitória da Conquista. Apesar da taxa de crescimento dos novos casos também estar controlada até o momento, é importante reforçar que tanto empresários, quanto funcionários e clientes precisam adotar as medidas de segurança indicadas nos protocolos. A Prefeitura tem trabalhado há três meses de forma intensa com a implementação de estratégias de prevenção, controle e combate ao coronavírus e o engajamento de toda a população na luta é essencial para que o vírus não avance no Município e seja necessário retroceder no Plano de Retomada. Através de um sistema de cores, o Governo Municipal definiu se o Plano de Retomada avança, mantém ou se define por novo fechamento dos serviços:

Medidas de segurança

As medidas básicas, estabelecidas no protocolo, são recomendações para todos os estabelecimentos e estão relacionadas aos colaboradores/trabalhadores, ao ambiente de trabalho, ao recebimento de pagamento e a mercadorias. Já as orientações e recomendações sanitárias são de acordo o tipo de atividade e o público dos estabelecimentos. Para se ter um fácil acesso a essas medidas, a Secretaria de Comunicação colocou no ar a página com o Plano de Reabertura do Comércio. Nela, informações importantes são fornecidas a empresários e cidadãos para a retomada das atividades comerciais de maneira segura. “É fundamental que tanto os empresários quanto clientes adotem as medidas de segurança estabelecidas no protocolo para evitar um novo fechamento”, reforça Rocha. // Secom-PMVC.

movel




Comentários

comments

Leia também no VCN: