WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc dengue





safernet br
diamantina

fainor

aky veiculos

uber eats

natanael tocoto

Conquista: PMVC, comerciantes e consumidores avaliam a primeira semana da reabertura

Início da flexibilização começou na última segunda-feira (1º), após estudos técnicos, planejamento e reuniões com representantes.

“Minha avaliação é bastante positiva. O fluxo de pessoas no interior da loja está controlado, estamos tomando os cuidados necessários com o uso de EPIs e higienização, por exemplo.” Foi assim que a gerente de armarinho, Edilândia Barbosa, descreveu a primeira semana de retomada do comércio considerado não essencial em Vitória da Conquista.



Ao longo da semana, diversas entidades de classe demonstraram apoio à Prefeitura pela reabertura do comércio. O início da flexibilização começou na última segunda-feira (1º), após estudos técnicos, planejamento e reuniões com representantes de diferentes setores. Durante toda semana, agentes de fiscalização observaram o cumprimento das normas como oferta de álcool em gel a 70% e quantidade de pessoas no interior dos estabelecimentos.

Segundo o comandante da Guarda-Municipal de Vitória da Conquista, tenente-coronel Antônio Roberto Braga, até o final da tarde de ontem foram fiscalizadas 115 lojas. “Os comerciantes abraçaram a causa e tivemos um índice de isolamento social apenas 1,7% maior* do que antes da reabertura”, destacou. O coordenador do Comitê de Gestão de Crise, Kairan Rocha, ressaltou que nos primeiros dias o número de pessoas foi maior. “A gente teve um fluxo de pessoas muito grande principalmente para pagar boletos atrasados, mas a equipe de fiscalização e orientação da Prefeitura junto com o Comitê atuou pontualmente nos locais onde foram verificadas aglomerações”.

Muitos consumidores também aprovaram a retomada das atividades comerciais. Para o pedreiro Jorge Souza, a abertura das lojas é necessária por questões econômicas. “Mas é importante que a gente tome os cuidados”, completou. A fiscalização segue nos próximos dias. “Trabalhamos com uma fiscalização de caráter educativo e informativo, mas nos próximos dias estaremos entrando com medidas punitivas caso ocorra desobediência ao Decreto 20.323”, concluiu o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos.

A retomada das atividades comerciais foi autorizada após todo o trabalho da Prefeitura em estruturar um sistema de atendimento em saúde e após as medidas estratégicas que foram capazes de controlar a taxa de contaminação. A reabertura de outras empresas e a manutenção das que já se encontram abertas, agora depende também da consciência da população. É importante reforçar que o isolamento social é a forma mais eficaz de prevenção contra o coronavírus. Por isso, só saia de casa se realmente for importante. E, se sair, use máscara e lembre-se de higienizar mãos e objetos com frequência. // Secom-PMVC.

movel




Comentários

comments

Leia também no VCN: