WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
PMVC

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Construtora Dona Mirai

VCA Yah Kahakai

camara vc cmvc

auad medical

viva seu proposito - tiago brunet

natanael a honra do cla

Conhecimento: O que é um mapa mental e por que você deve começar o seu hoje se é aluno?

O guia compara tudo, começando com detalhes sobre a história da técnica de mapeamento mental para ajudá-lo a entender, aprender e explorar a técnica com mais profundidade.

Um mapa mental é um diagrama com uma estrutura hierárquica que é usado para organizar visualmente e apresentar informações, pensamentos ou ideias – esta é a definição que elabora de forma abrangente a técnica de mapeamento mental, que hoje é praticada por muitos indivíduos e organizações.

No entanto, existem muitas pessoas que não estão familiarizados com o termo e a técnica de “mapeamento mental”, então este artigo inicial de mapeamento mental extenso e completo foi criado para elas, mas, além disso, também para aqueles que já ouviram falar da técnica, mas não experimentaram ainda.

O guia compara tudo, começando com detalhes sobre a história da técnica de mapeamento mental para ajudá-lo a entender, aprender e explorar a técnica com mais profundidade.

O que é mapeamento mental e como ele nasceu?

Um mapa mental é um diagrama com uma estrutura hierárquica que é usado para organizar e apresentar visualmente informações, pensamentos ou ideias.

Mapa Mental - Descubra o que é e como fazer Mapas Mentais

Embora, historicamente, diagramas semelhantes a mapas mentais mostrem traços séculos atrás, o termo “mapeamento mental” pela primeira vez foi introduzido e popularizado pelo renomado autor inglês e consultor educacional Tony Buzan.

O mapeamento mental surgiu como uma inspiração relacionada às técnicas criativas que os gênios Leonardo da Vinci e Albert Einstein usaram no passado e à técnica de “mapeamento de conceitos” que Joseph D. Novak introduziu na década de 1970.

Na verdade, Tony Buzan observou como essas pessoas, por exemplo, Leonardo da Vinci, tendiam a usar imagens e alguma forma de conexões e associações em sua prática pessoal de fazer anotações.

Este é o período em que Tony Buzan transmitiu sua série de dez episódios da BBC intitulada “Use a sua cabeça” e se estabeleceu como a figura mais influente no campo da criatividade da mente e técnicas eficazes de aprendizado e memorização.

A série da BBC que deu uma introdução formal do conceito de mapeamento mental ganhou elogios globais e depois de um tempo, resultou em uma série de livros, incluindo “Use a Sua Memória”, “Treine a Sua Memória”, “Use a Sua Cabeça”, “O Livro de Leitura em Velocidade” e “O Livro do Mapa Mental”.

Em um episódio da série, Buzan fala particularmente sobre as origens da técnica de mapeamento mental e sobre a forma como surgiu com a ideia dos mapas mentais no período em que estudava neurofisiologia e células cerebrais.

Eu estava estudando diferentes assuntos e diferentes gênios, como a neurofisiologia, e descobri que a célula do cérebro parecia um mapa mental e funcionava com o mesmo princípio dos mapas mentais – com ligações e associações e transferência e armazenamento de imagens que a neurofisiologia tendia a confirme que se a célula cerebral e seus amigos – as outras células cerebrais, gostariam de notar isso estaria em forma de mapa mental ”, diz Buzan no vídeo.

Observando as anotações de outras pessoas, principalmente dos alunos, Buzan chegou à conclusão de que quanto mais anotações lineares faziam, mais não gostavam delas e mais desesperados ficavam na hora dos exames.

Ele observou que os alunos com melhores resultados tendiam a ter notas confusas com rabiscos, conexões, imagens e ideias-chave, e ele pensou que, se esse for o caso, então “notas confusas” eram de alguma forma melhores do que notas lineares.

Mapas Mentais Simplificados. Alternativa aos caríssimos softwares ...

Ele então examinou seu processo sobre o que lembrava e percebeu que não lembrava de frases e que era assim que fazia anotações. Em seguida, Buzan testou a si mesmo para tentar se lembrar de 10 sentenças de 10 ou mais palavras que leu, escreveu ou ouviu e falhou no teste.

Por outro lado, ele podia se lembrar de dias, meses ou anos de eventos que ele conectou com imagens, associações e sentidos. Em seguida, ele estudou os grandes poetas, especialmente Shakespeare, a fim de entender o que sua obra preenchia que a tornava tão memorável, atraente e brilhante. Era o fato de seu trabalho ser repleto de imagens e associações.

O que é um mapa mental?

Um mapa mental é considerado uma ferramenta versátil e fácil de usar, que pode encontrar imensa utilidade para uma ampla gama de atividades que envolvem diferentes funções cognitivas, como pensamento criativo, memorização ou aprendizagem.

Mapas mentais são diferentes de notas, pois são desenvolvidos para apoiar o pensamento não linear com o uso de uma combinação de conexões, associações, imagens, cores e palavras-chave.

Mapa mental – Pratica Mais

A técnica de mapeamento mental é comprovada para ajudar os usuários a aumentar sua produtividade e auto-organização, aumentar a criatividade, estimular a geração de ideias e melhorar a visualização.

Mais de 250 milhões de pessoas no mundo praticam a técnica de mapeamento mental para brainstorming, organização e apresentação de idéias e pensamentos, anotações, estudos, gerenciamento de projetos, planejamento e para muitas outras tarefas em sua vida cotidiana.

Os mapas mentais funcionam com o princípio de usar palavras-chave para representar ideias e/ou pensamentos relacionados a um assunto central. Essas “associações” ativam a criatividade e a imaginação dos usuários e estimulam seu cérebro a desenvolver ainda mais ideias e pensamentos relacionados ao assunto principal do mapa mental.

Como os professores usam mapas conceituais

Ao estudar a influência da socialização política nos sistemas de crenças um professor precisava de uma maneira de fazer os alunos pensarem sistematicamente sobre seus pontos de vista e identificar as fontes de seus valores e crenças. Eles então escolhem usar um mapa conceitual para ajudar os alunos a explorar isso.

O aluno primeiro identifica sua posição sobre a guerra no Iraque, por exemplo. Eles então discutem e listam os fatores (atitudes, valores, crenças, etc.) que vieram à mente que levaram à sua posição. Os alunos podem usar a ramificação para mostrar associações mais complexas.

Depois de desenvolver seus mapas cognitivos, os alunos identificam de onde vem as suas atitudes, crenças e informações (família, mídia, professores, colegas, partido político etc.). Os alunos acharam valioso explorar seu próprio pensamento dessa maneira.

Eles também descobrem que são capazes de detectar suposições em seu pensamento, ver que muitos de seus pontos de vista são essencialmente reproduções do que ouviram de outras fontes, ver que seus pontos de vista não foram sistematicamente ou racionalmente obtidos, bem como avaliar a influência de vários socialização força em seu pensamento.

Como os alunos podem não saber como criar um mapa conceitual, é benéfico modelar o processo em sala de aula. Depois que os alunos entenderem o processo, você pode usar mapas conceituais das seguintes maneiras:

Aprenda agora sobre Biologia celular com este Mapa Mental - Bio

  • Use como uma pré-avaliação em sala de aula.  Antes de discutir um tópico, peça aos alunos que criem um mapa conceitual. Então, conforme você discute as informações, eles podem adicionar ou modificar seus mapas para refletir sua compreensão sobre o tópico.
  • Faça uma pequena atividade em grupo.  Dê a seus alunos um problema, estudo de caso ou pergunta sobre um conceito-chave. Divida-os em pequenos grupos de 4-5 alunos. Faça com que cada grupo crie um mapa conceitual enquanto analisa e sintetiza as informações aprendidas anteriormente neste novo cenário. Peça aos grupos que apresentem suas conclusões.
  • Faça como uma atividade de classe inteira.  Como classe, crie um mapa conceitual e use-o como um trampolim para discutir as relações entre os conceitos e ideias listados no mapa.
  • Antes da aula, crie um mapa conceitual do material que deseja abordar em aula. Em seguida, remova alguns dos conceitos e rótulos. Mostre o mapa parcialmente preenchido para a classe e peça que preencham os espaços em branco e identifiquem as relações.
  • Organize a sua pesquisa.  Use um mapa conceitual para construir e organizar as suas ideias, detalhes de camadas e encontrar conexões e relacionamentos que podem nunca ter ocorrido a você antes.

Existem vários benefícios em usar mapas conceituais. Um mapa conceitual:

  • Ajuda os alunos visuais a entender o material (no entanto, todos os alunos se beneficiam da atividade)
  • Ajuda os alunos a ver as relações entre ideias, conceitos ou autores
  • Utiliza toda a gama dos hemisférios esquerdo e direito do cérebro
  • Ajuda a recuperar a memória
  • Ajuda a esclarecer e estruturar ideias
  • Auxilia no desenvolvimento de habilidades de pensamento de nível superior (criar, analisar, avaliar)
  • Ajuda os alunos a sintetizar e integrar informações, ideias e conceitos
  • Incentiva os alunos a pensar criativamente sobre o assunto
  • Permite que os alunos façam uma auto avaliação de crenças, valores, socialização, etc.
  • Ajuda os alunos a avaliar as suposições.

A lista a seguir contém funções específicas que podem ser executadas usando mapas conceituais:

  • Analisar
  • Brainstorm
  • Comparar e contrastar
  • Avaliar
  • Hipotetizar
  • Interagir
  • Sequência
  • Visualizar

Depois de decidir o tipo de função mental que deseja que os alunos executem e o tipo de visualização que o ajudará, existem várias opções de ferramentas.





GRUPO "2" NO WHATSAPP:
whatsapp.com
SIGA NOSSO INSTAGRAM:
instagram.com/vitoriadaconquistanoticias
SIGA NOSSO THREADS:
threads.net/@vitoriadaconquistanoticias
GRUPO FACEBOOK . PARTICIPE!:
facebook.com/groups/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TIKTOK:
tiktok.com/@blogdomarcelo
SIGA NOSSO TWITTER:
twitter.com/blogdomarcelo
SIGA NOSSO TELEGRAM:
t.me/blogdomarcelo
ESTAMOS NO GOOGLE NOTÍCIAS:
news.google.com/vitoriadaconquistanoticias





Leia também no VCN: