Sucesso internacional: Rede de supermercados de Portugal passa a aceitar PIX brasileiro e imagem viraliza na internet
Para utilizar o PIX, o cliente precisa ter conta bancária no Brasil e realizar o pagamento em reais, com câmbio e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 0,38% incluídos.

Uma placa em um supermercado da rede Continente, em Braga, Portugal, chamou a atenção de clientes e internautas nesta semana: “Aqui, você já pode pagar com o seu PIX do Brasil!”. A foto do anúncio, compartilhada nas redes sociais na sexta-feira (9), viralizou e rendeu comentários bem-humorados, como “Incrível, a recolonização” e “Civilizando a galera para o mundo digital”.
Continua após a publicidade:
Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, a novidade já está disponível em seis lojas da rede no norte de Portugal. Para utilizar o PIX, o cliente precisa ter conta bancária no Brasil e realizar o pagamento em reais, com câmbio e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 0,38% incluídos. O processo é simples: basta escanear o QR Code no aplicativo do banco, confirmar os dados e autorizar a transação.
Parceria facilita transações para brasileiros
O PIX começou a funcionar em Portugal em janeiro de 2025, fruto de uma colaboração entre a UNICRE, instituição financeira portuguesa, e o Braza Bank, banco de câmbio brasileiro com atuação no país europeu. Para oferecer a opção, os estabelecimentos precisam ter conta em uma instituição que tenha aderido ao sistema e obter autorização do Banco Central de Portugal.

Em nota, a UNICRE destacou que a decisão foi motivada pelo fluxo crescente de imigrantes e turistas brasileiros. “A intensa imigração vinda do Brasil na última década, aliada aos mais de um milhão de brasileiros que visitam Portugal anualmente, nos levou a firmar essa parceria. O objetivo é popularizar o PIX no país, facilitando pagamentos para residentes e visitantes”, explicou a empresa. A iniciativa deve se expandir para outras cidades, reforçando a integração financeira entre os dois países e a presença cada vez maior da tecnologia brasileira no exterior.











@vitoriadaconquistanoticias
Grupo WhatsApp