Atenção: Negociações entre Sindicato dos Rodoviários e empresas são monitoradas pela Prefeitura de Vitória da Conquista

Estação Herzem Gusmão fica lotada após início de protestos pontuais dos rodoviários; Prefeitura monitora negociações para evitar greve geral.

Leia mais

A situação não está fácil em Vitória da Conquista. Uma multidão tomou conta da estação de transbordo Herzem Gusmão na tarde de hoje, dia 1º de junho, reflexo imediato do início das paralisações dos rodoviários que trabalham no transporte coletivo da Suíça Baiana. Os trabalhadores da categoria estão em campanha salarial e buscam o diálogo com as duas empresas que operam o serviço na joia do sertão baiano — a Viação Rosa e a Atlântico Transportes —, gerando reflexos diretos na rotina de milhares de passageiros que dependem dos ônibus na cidade. O movimento paredista foi deflagrado após um impasse nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2026-2028, intermediado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Enquanto as concessionárias sugeriram um reajuste linear de 4,11% nos salários e no vale-alimentação, baseando-se no acumulado da inflação e em índices semelhantes aos adotados em Salvador, o sindicato apresentou propostas com reajustes reais entre 6% e 10%, além de exigir a redução da jornada de trabalho. O presidente do sindicato, Álvaro Silva Souza, afirmou que esperou por uma contraproposta patronal até a meia-noite de sexta-feira, dia 29 de maio, mas não obteve retorno.

Leia mais

Continua após a publicidade:

Leia mais

As interrupções do serviço vão acontecer em horários pontuais conforme anunciado, afetando os momentos de pico — início da manhã, meio-dia e 18h — durante esta segunda e terça-feira, dias 1º e 2 de junho. Caso as partes não cheguem a um acordo, há a possibilidade de uma greve geral a partir de quarta-feira, dia 3. Em nota publicada, a Prefeitura Municipal informa que tem acompanhado de perto a situação para que a população não fique prejudicada, reforçando que o transporte é um serviço essencial e não pode ser totalmente interrompido por força de lei.

Leia mais

Impactos no sistema

A preocupação do Executivo também gira em torno do impacto financeiro, já que reajustes acima da inflação elevam os custos do sistema. Para manter a tarifa acessível e proteger o orçamento familiar dos usuários, a gestão municipal já destina subsídios públicos ao transporte, utilizando recursos que também financiam áreas como saúde, educação e segurança pública. Aumentar esses gastos ou repassar os custos para a passagem são medidas que a prefeitura busca evitar.

Leia mais

Punições podem ser aplicadas

Para conter os transtornos, a Administração Municipal garantiu que adotará todas as medidas legais cabíveis para assegurar a operação mínima exigida em Vitória da Conquista. Inclusive, segundo apurado pelo Blog do Marcelo, equipes da prefeitura já estão mobilizadas em terminais e pontos estratégicos para monitorar as atividades e fiscalizar o cumprimento das obrigações contratuais das concessionárias, com previsão de aplicação de sanções em caso de irregularidades. O Governo Municipal reiterou que não permitirá prejuízos ao direito de ir e vir dos conquistenses e nós seguimos acompanhando o caso.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

BLOG DO MARCELO // Vitória da Conquista Notícias :: Bahia