AVG Technologies identifica rede zumbi com 1,2 mi de PCs infectados

fonte_infodo Info Online

O laboratório de pesquisas da AVG Technologies identificou uma rede zumbi composta por mais de 1,2 milhão de computadores. Controlada por criminosos, as máquinas foram infectadas em um ataque do tipo Eleonore Explore Toolkit – software que permite a contaminação e controle de desktops e notebooks.

Durante os últimos dois meses, a equipe do Virus Lab da AVG observou um aumento na utilização desse conjunto de ferramentas específicas, conhecidas como Eleonore Explore Toolkit.

O laboratório monitorou 165 websites conhecidos que foram invadidos por criminosos. Ao visitar uma dessas páginas, o usuário era redirecionado a um endereço contaminado, infectando a máquina. A equipe da AVG encontrou vulnerabilidades nos códigos maliciosos, sendo capaz de coletar dados estatísticos que permitiram obter uma melhor compreensão da magnitude dos ataques e a taxa de sucesso média de infecção.

De acordo com a empresa, a primeira etapa para a infecção silenciosa consiste em explorar uma vulnerabilidade nos navegadores Internet Explorer 6, 7, Safari e Firefox, além do Adobe Acrobat Reader.

Ao invadir o computador, é possível roubar dados ou mesmo transformá-lo em uma máquina de enviar spams. A AVG estima que mais de 12 milhões de usuários acessaram as páginas contaminadas, sendo que 10% foram infectados - mas essa taxa depende do navegador que foi atacado. O Eleonore teve mais sucesso em 33,8% dos computadores equipados com o Internet Explorer 6 e menor taxa de invasão no  Safari, com 2,78%.

"A acessibilidade e a sofisticação das ferramentas a favor do cibercrime provam que as gangues de criminosos estão arriscando-se cada vez mais para rentabilizar suas atividades. É por isso que é mais importante do que nunca que usuários domésticos e corporativos protejam seus computadores contra esse tipo de ataque cada vez mais comum”, explica Yuval Ben-Itzhak, vice-presidente sênior da AVG Technologies.

Mariano Sumrell, da AVG Brasil, alerta para os perigos que podem ser encontrados durante a navegação e dá algumas recomendações sobre a melhor forma de proteger-se nas redes sociais. Confira:

1 - Tenha a certeza de estar navegando com segurança e utilize uma ferramenta que verifique cada link clicado, bloqueando a entrada em páginas infectadas.

2 - Não é necessário instalar um visualizador para assistir a um vídeo. Se isso for pedido em algum site, provavelmente é uma armadilha. Caso seja realmente necessário fazer um download, vá até o site oficial do aplicativo e nunca baixe por meio de um link.

3 - Não esqueça também de manter sempre esse antivírus atualizado.

Precisa reforçar a segurança do seu micro? Baixe um antivírus gratuito no Downloads INFO.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

BLOG DO MARCELO // Vitória da Conquista Notícias :: Bahia