Brasil tem 2ª tarifa de celular mais cara do planeta, diz estudo

fonte_infodo Info Online

Um estudo comparativo da consultoria Bernstein Research apontou a tarifa média de celular no Brasil como a segunda mais cara do mundo.

Leia mais
Leia mais

O estudo aponta que, no Brasil, o custo médio da ligação local por celular é de R$ 0,45 o minuto. Este valor só fica atrás do custo na África do Sul, onde os usuários pagam o equivalente a R$ 0,50 por minuto de conversação no celular.

Leia mais

Para efeito de comparação, o preço do minuto no Brasil é maior que o de Nigéria (R$ 0,43), Espanha (R$0,39) e Reino Unido (R$0,26). As tarifas mais econômicas são registradas na Ásia e na América do Norte. Na China, Indonésia e Estados Unidos, por exemplo, o custo do minuto de conversação é de R$0,06. O valor mais baixo registrado no estudo é de R$ 0,02, na Índia.

Leia mais

No caso do Brasil, o que torna caras as ligações entre celulares é o custo da tarifa de interconexão, ou seja, quando o usuário de uma operadora A fala com alguém da operadora B. Esses custos chegam a compor até 40% do valor da tarifa paga pelo usuário.

Leia mais

Quando o cálculo é feito entre ligações numa mesma rede (de TIM para TIM ou Vivo para Vivo, por exemplo), o custo brasileiro torna-se bem mais razoável.

Leia mais

Além da taxa de interconexão, outro fator que pesa contra o consumidor brasileiro é a carga tributária que incide sobre as ligações por celular. As teles devem recolher ICMS, PIS, COFINS, Fistel e Fust. Ao todo, até 42% do custo final da tarifa pode ser composto por impostos.

Leia mais

O valor da carga tributária varia, de Estado para Estado, conforme a alíquota de ICMS de cada Estado do Brasil.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

BLOG DO MARCELO // Vitória da Conquista Notícias :: Bahia