Cinco alternativas ao MS "Office 2010"

fonte_infodo Info Online

A Microsoft lançou ontem o Office 2010 para o mercado corporativo. No mês que vem, a empresa disponibiliza a suíte para o usuário final.

A empresa de Bill Gates ainda não disse quanto custará o pacote. Um leitor, no entanto, já se adiantou e me escreveu um e-mail. Disse, em poucas linhas, que não gastará um centavo sequer com a nova edição da suíte, nem se ela custar 50 reais. O leitor não parou por aí e perguntou: quais suítes eu posso usar sem gastar nenhum tostão?

Para responder a pergunta do leitor, dei uma fuçada no Downloads INFO e descobri cinco bons aplicativos. Eles não são iguais ao Office da Microsoft, mas oferecem ferramentas básicas e avançadas para a edição de planilhas, textos e apresentações. E, de quebra, abrem arquivos do Office. Conheça-os:

BrOffice

broffice

BrOffice: desenvolvido com código aberto, o BrOffice tem os mesmos aplicativos e uma interface bastante parecida com a do Microsoft Office. O pacote – com editores de textos, tabelas, apresentações e banco de dados – já corrige os textos usando as novas regras ortográficas da língua portuguesa.

IBM Lotus Simphony

lotus_symphony_1

IBM Lotus Simphony: um pacote de escritório com um visual bastante bonito e intuitivo. Tem um sistema de abas que facilita a navegação entre planilhas, documentos de textos e apresentações abertas. Um dos destaques do Symphony é seu conjunto de clip arts para ilustrar os documentos.

Zoho

zoho-2

Zoho: considerado um dos serviços online mais completos da web, o Zoho oferece um pacote com editores de texto, planilhas e apresentações, entre outros. Apesar de funcionar na telinha do navegador, o  webware tem todos os recursos de uma suíte que é instalada no HD do micro. É necessário criar um login para usar o Zoho.

Google Docs

google docs

Google Docs: um dos grandes méritos do Google Docs é que ele permite, facilmente, que várias pessoas editem o mesmo documento ao mesmo tempo – não importa se é uma planilha, um texto ou uma apresentação. O webware interage bem com os arquivos do Microsoft Office e, com a ajuda de um plug-in, funciona também offline.

Open IT Online

OpenITOnline-3

Open IT Online: sem editores de texto, de planilhas e de apresentação instalados no Windows? Não fique preocupado. Com esse complemento, o Firefox abre os documentos em serviços de edição online, como o Google Docs e o Zoho. Ele funciona com a maioria dos formatos, inclusive, aos tradicionais do Microsoft Office.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

BLOG DO MARCELO // Vitória da Conquista Notícias :: Bahia