Coelba vai abrir no feriado de 1º de maio para receber reclamações

fonte_atarde_mobido A Tarde

A Coelba volta a abrir, nesta sábado, 1º, todos os postos de atendimento na capital e no interior para atender à demanda de consumidores que querem registrar queixa por alteração de consumo nas faturas de energia elétrica. A decisão é parte de um acordo feito entre a companhia e a Defensoria Pública do Estado. A empresa também se comprometeu a melhorar os canais de atendimento por telefone e internet. As agências que ficam em Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itapuã, Periperi, Pirajá, Porto Seguro, Praça da Sé e Vitória da Conquista funcionam das 8h às 16h30. As demais abrem das 8h às 12h.

De acordo com a defensora Marta Torres, o consumidor pode denunciar o atendimento telefônico dado pela Coelba, caso não esteja atendendo ao Decreto nº 6.523, que regulamenta o serviço em benefício dos clientes. O canal precisa ter acesso gratuito sete dias por semana, 24 horas por dia; opção de acesso a um atendente no primeiro contato telefônico; tempo de transferência da ligação limitada a 60 segundos e fornecimento de número de protocolo no início da ligação.

Até o dia 5, a Defensoria também está atendendo às queixas dos consumidores, cujos casos servirão de embasamento para o procedimento administrativo em curso pela instituição. Basta apresentar a cópia das últimas faturas enviadas pela Coelba e informar o protocolo do atendimento no SAC da concessionária de energia, além da alteração na rotina e no consumo de energia na residência.

Medição - Também neste sábado, técnicos da Coelba ficaram de ir ao Condomínio Parque do Imbuí, onde grande parte dos moradores registrou queixa por aumento nas contas de energia. De acordo com a moradora Aleksandra Pinheiro, 30, eles vão testar os equipamentos de medição do prédio, realizando aferições nos relógios. A medida foi decidida em uma reunião de representantes da empresa com condôminos, nessa semana.

O encontro, porém, não chegou a nenhum acordo. “A gente esperou que eles fossem nos dar alguma solução, mas não passou de uma reunião educativa”, lamentou Aleksandra. Segundo ela, foram três horas de explicação dos fatores usuais que podem provocar o aumento, como a variação de temperatura e de dias, além de um erro de leitura pontual, não sistemático. “Só especulações, e em nenhum desses casos se encaixa o que aconteceu no nosso condomínio”, disse.

Procurada pela equipe de reportagem para esclarecer o processo de inspeção da Coelba em curso, a fim de esclarecer os casos de alteração nas faturas, a empresa se limitou a divulgar uma nota oficial pela assessoria de imprensa: “A Coelba informa que está preparando as informações solicitadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que continua empenhada em atender os seus clientes e analisar todas as situações individualmente, inclusive, se for o caso, com aferição da medição. A empresa reafirma que nenhum consumidor será penalizado”, diz a nota.

ServiçoInformações - Telefone de contato 0800 071 0800 e o endereço eletrônico (clique aqui e acesse).

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