A Microsoft liberou, hoje, milhares de acessos ao serviço beta Docs.com, que permite usar versões online de aplicativos da suíte Office de modo integrado ao Facebook.
Um número volumoso, porém não divulgado de usuários com conta no Facebook (login Facebook Connect) ou no serviço Windows Live ID (login do MSN), recebeu na tarde de hoje convites para experimentar a versão beta do Docs.com.
A suíte online tem recursos similares ao Google Docs e permite utilizar planilhas de texto (Word), de cálculo (Excel) e apresentações (Power Point). De acordo com a Microsoft, a ferramenta de anotações One Note será agregada ao Docs.com nos próximos meses.
Na prática, o Docs.com funciona como uma espécie de Office online, com menos recursos que a versão para ser instalada no computador, porém com as vantagens de permitir armazenar arquivos automaticamente na nuvem e liberar a colaboração entre contatos online.
Uma das principais vantagens do Docs.com é a interface e caixa de ferramentas similares ao Office para desktops. Isto permite que um imenso número de usuários habituados às características do Office utilize o Docs.com facilmente, sem precisar acostumar-se com a plataforma, ou seja, aprender como criar uma tabela na ferramenta de gráficos ou inserir imagens num arquivo de texto.
Outra vantagem é a integração da ferramenta ao Facebook. Quem efetua login usando sua conta Facebook Connect logo visualiza todos os contatos que também possuem conta no Docs, o que permite o fácil compartilhamento de documentos na web.
Para proteger a privacidade do usuário, todo novo documento criado ou hospedado no diretório chamado de Docs Library tem o status de “privado”. Se quiser, o usuário pode liberar o acesso para leitura e/ou edição a um número determinado de amigos ou a todos seus contatos.
Nesta fase beta, o Docs.com ainda possui limitações como não permitir a co-edição de um documento por múltiplos usuários. Assim, cada pessoa deve entrar de uma vez no documento para modificá-lo. No rival Google Docs, a múltipla edição é possível desde sua origem.
Negócios - A integração do Docs.com ao Facebook é um trunfo da Microsoft só possível graças ao investimento de US$ 240 milhões que a fabricante do Windows fez na rede social em outubro de 2007. Na ocasião, a Microsoft foi criticada por pagar um valor supostamente muito elevado por uma participação de apenas 1,6% no capital do Facebook.
O investimento da Microsoft em uma suíte de produtividade online marca também uma inflexão no modelo tradicional de negócios da companhia, que sustenta suas operações baseada majoritariamente na venda de licenças de software.
De acordo com balanço anual da empresa, a suíte Office é o segundo produto que mais gera receita para a corporação, atrás apenas da venda de licenças do Windows.
O movimento em direção a aplicações online, no entanto, parece inevitável uma vez que grandes competidores da Microsoft, como o Google, já oferecem este tipo de serviço na web. De acordo com a Microsoft, novos convites serão liberados gradualmente para o acesso ao Docs.com.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!