Conquista: Polícia Civil incinera 345 kg de drogas em Vitória da Conquista, como resultado da operação "Narke IV"

Os tabletes e porções de maconha e cocaína, além de aproximadamente mil pedras de crack, foram incinerados após estarem apreendidas na delegacia especializada.

A Polícia Civil, por meio do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) e da Delegacia Territorial Especializada (DTE) de Vitória da Conquista, realizou nesta semana a destruição de cerca de 345 quilos de drogas, no âmbito da operação “NARKE IV”, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ação, que contou com a presença do Ministério Público, simboliza mais um passo no combate ao tráfico de entorpecentes na região.

Continua após a publicidade:

As substâncias, compostas por tabletes e porções de maconha e cocaína, além de aproximadamente mil pedras de crack, foram incineradas após estarem apreendidas na delegacia especializada. Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, as drogas resultam de apreensões realizadas pelas forças de segurança atuantes no município, que desencadearam inquéritos policiais culminando no indiciamento e representação pela prisão preventiva de diversos traficantes na região.

Impacto à saúde pública

As drogas destruídas são classificadas como proscritas e proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devido aos graves riscos que oferecem à saúde humana. Entre os malefícios destacados pelos especialistas está o uso da maconha ("cannabis sativa"), que, segundo estudos científicos, pode causar complicações neurológicas severas, como esquizofrenia e danos cerebrais permanentes. Além disso, a fumaça gerada pela queima da substância é altamente tóxica, podendo provocar sérios danos aos pulmões.

A operação “NARKE IV” demonstra a importância da integração entre órgãos de segurança pública e instituições como o Ministério Público para combater o tráfico de drogas e seus efeitos devastadores na sociedade. Com iniciativas como essa, autoridades esperam reduzir a circulação de entorpecentes e proteger a população dos impactos nocivos dessas substâncias.O trabalho conjunto segue sendo uma das estratégias prioritárias para garantir mais segurança e qualidade de vida aos moradores da região sudoeste da Bahia.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

BLOG DO MARCELO // Vitória da Conquista Notícias :: Bahia