Dilma indica serviços de Duda Mendonça a aliados políticos

fonte_igdo Último Segundo

Publicitário baiano foi alvo da CPI do Mensalão em 2005 onde, em depoimento, confirmou que recebeu pagamentos através de contas em paraísos fiscais

Em busca do voto, os políticos usam várias armas, entre as quais, o apoio de um bom marqueteiro. Na corrida pelo contrato de campanha, os marqueteiros usam várias armas, entre as quais, o apoio de um bom político. Por bom político entenda-se alguém influente o suficiente para influenciar um candidato no processo de contratação do marqueteiro. Nesta corrida, o publicitário Duda Mendonça conseguiu um apoio peso-pesado: a ministra Dilma Rousseff.

O iG apurou que Dilma indicou Duda a alguns candidatos ou pré-candidatos. Um dos que recebeu um chamado seu foi o senador Gim Argello (PTB-DF), tido como conselheiro da ministra. Gim marcou para esta semana uma conversa com Duda Mendonça, no Rio de Janeiro, para discutirem preços de projetos para a sua candidatura ao governo do Distrito Federal.

Ao senador, Dilma disse que “Duda é muito bom” e sugeriu sua contratação porque ele “é do ramo”. O senador já conversava com outro marqueteiro, a quem avisou que não poderá recusar o pedido da ministra. Dilma também indicou Duda para a atual governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB). Roseana e Duda Mendonça discutem neste momento a possibilidade de fechar um contrato para sua campanha de reeleição.

A equipe da filha do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) informou ao iG que ela ainda está avaliando os serviços do marqueteiro, mas nada foi fechado ainda. Outro que recebeu recado para considerar a contratação de Duda foi José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, de Mato Grosso do Sul, candidato a governador.

A ministra Dilma Rousseff queria o marqueteiro Duda Mendonça na sua campanha à Presidência, mas Lula defendia a contratação de João Santana, com quem o PT acabou fechando contrato. Numa tentativa de reverter a decisão do partido, Duda tentou convencer a ministra pelas beiradas. Mandou para a pré-candidata, no final do ano passado, jingles de sua autoria, que a encantaram, mas não foram suficientes para o presidente Lula voltar atrás. Um deles é um jogo de palavras com a música do cantor Zeca Pagodinho, intitulada "Deixa a vida me levar". Na versão, quem leva não é a vida, mas Dilma. "Deixa a Dilma me levar" foi puxada pela senadora Ideli Salvatti, em Santa Catarina, durante comemoração do seu aniversário no IV Congresso Estadual do PT.

A disputa entre os dois marqueteiros foi acompanhada com interesse no meio político, pois colocava em cantos opostos dois ex-sócios. Durante dez anos, Santana e Duda atuaram juntos.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

BLOG DO MARCELO // Vitória da Conquista Notícias :: Bahia