O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, chancelou na última sexta-feira (29) a liberação de um abono extraordinário voltado aos profissionais do magistério da educação básica que integram a rede estadual de ensino. A medida, tratada como excepcional pela gestão pública, vai alcançar um contingente superior a 80 mil servidores. Conforme cronograma estabelecido pelo Executivo, o depósito do valor acontecerá em parcela única programada para o próximo dia 9 de junho. A engenharia financeira por trás do benefício está ancorada nos saldos dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Estes montantes correspondem a dívidas que foram reconhecidas por vias judiciais como obrigações devidas pela União ao Estado da Bahia. A administração estadual reforçou que a iniciativa cumpre as diretrizes da legislação que rege esses repasses, cujo propósito principal é a aplicação direta na valorização do setor educacional.
Continua após a publicidade:
O universo de beneficiários foi delimitado a partir do vínculo ativo com a folha salarial do mês de abril de 2026. A abrangência do abono contempla um grupo diversificado da categoria, o que inclui os servidores efetivos da carreira, os ocupantes de cargos comissionados e também os profissionais sob contrato temporário do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Além do funcionalismo que se encontra na ativa, os trabalhadores aposentados que construíram sua trajetória no magistério público baiano também receberão a gratificação, segundo apurado pelo Blog do Marcelo.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!